Notícia

Contribuição das redes acadêmicas em ações de impacto social terá painel exclusivo no evento

10/10/2017 15:24

O tema sustentabilidade não pode ficar de fora de nenhum debate atual e não será diferente no Fórum RNP 2017. O painel ‘A contribuição das redes acadêmicas para os negócios de impacto social e a Agenda 2030’, que será realizado na tarde do dia 18/10, irá discutir de que maneira essas redes podem colaborar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) firmados no pacto global por um mundo mais justo e menos desigual.

A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Amanda Lima será a palestrante inicial e irá contextualizar a Agenda 2030, abordando a importância do trabalho em conjunto para que os ODS sejam atingidos.

“A Agenda 2030 convoca todas e todos a serem ousados e inovadores na construção do futuro que queremos. O Pnud Brasil trabalha para acelerar o desenvolvimento de capacidades para os ODS e entende que só será possível alcançar todos os 17 por meio de parcerias amplas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável – nas suas dimensões social, econômica e ambiental. Nesse cenário, redes acadêmicas que fomentem a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento são importantes catalisadores de transformação, pois reforçam a sinergia e eficiência, em particular, para melhorar e qualificar iniciativas de impacto social”, afirma Amanda.

O diretor de Inovação e Competitividade do Parque Tecnológico Porto Digital, Guilherme Coutinho Calheiros, e o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina, participarão do painel em seguida e levarão a parte prática ao debate, que será moderado pela a gerente da Secretaria de Desenvolvimento Institucional-Pessoas da RNP, Luciana Santos. “O Guilherme falará da prática de negócios sustentáveis e, depois, o Messina apresentará a Rute, com todas as suas variáveis e contribuições com alguns dos ODS. A Rute é um dos exemplos vivos que temos da contribuição da academia gerando um impacto social”, explica Luciana.

Ainda de acordo com a gerente, o painel foi pensado para levar o tema principal do evento, que são os 25 anos de internet no Brasil, alinhado à percepção da Agenda 2030 e o olhar do impacto social que gera nos negócios, com a contribuição das redes acadêmicas. “Muitos dos 17 ODS são alcançados com a colaboração deste mundo conectado pela internet”, finaliza.

Crédito da arte: Ken Robinson/Global Goals