Notícia

Evento terá espaços exclusivos da RNP e de ações de P&D

02/10/2017 11:00

Nos dois dias do Fórum RNP 2017, estarão à disposição dos participantes o espaço institucional da RNP e uma área de demonstração de Grupos de Trabalho (GTs) apoiados pela organização, que buscarão uma maior interação junto ao público do evento.

O espaço da RNP contará com expositores e conteúdos impressos e digitais de divulgação da organização e da Escola Superior de Redes (ESR). Essa será a oportunidade ideal para você tirar dúvidas com relação aos serviços oferecidos pela RNP e ficar por dentro de todos os cursos da ESR. Neste local, também será apresentado um trabalho de modernização da gestão operacional dos Pontos de Presença da RNP (PoPs), realizado por meio de processos e um sistema para controle dos mesmos.

Já na área de demonstração dos GTs, serão apresentados três dos mais de 40 projetos que estão em execução na temática de P&D. A demonstração principal será da solução Multipresença, sistema de videoconferência e videocolaboração com o objetivo de permitir a interoperação de forma transparente entre diversas tecnologias e padrões de comunicação, como salas de telepresença em ultra alta definição (UHD); troca de conteúdo entre os participantes remotos; além de acesso por sistemas de videoconferência legados (Polycom, Cisco e outros), em alta definição por programa aplicativo no computador pessoal, por webconferência e por dispositivos móveis e fones SIP.

“Além do Multipresença, propusemos expor dois projetos promissores, que acabaram de iniciar, mas acreditamos que podem ser de interesse do público do Fórum RNP no futuro. Então, nossa intenção é expor as ideias para coletar opiniões e requisitos do público. Os projetos são o GT-AMPTo e o GT-RAP”, conta o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas, Leandro Ciuffo.

O GT-AMPTo trata-se de uma solução que permitirá aos provedores de identidade (IdP) da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) operarem com múltiplos fatores de autenticação, lidar com a privacidade dos dados de seus usuários de forma implícita e transpor a autenticação para dispositivos físicos da Internet das Coisas. E o GT-RAP propõe a criação de um serviço baseado na tecnologia blockchain para a autenticação e preservação digital de documentos acadêmicos

Saiba mais sobre os projetos que serão apresentados

Multipresença

GT-AMPTo

GT-RAP