Notícia

Fiocruz desenvolve plataforma de ciência de dados aplicada à saúde

17/10/2017 10:35

Em palestra no miniauditório do Fórum RNP 2017, o pesquisador Marcelo Pedroso apresentou o projeto da plataforma de ciência de dados aplicada à saúde que está em curso no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz. Com o conceito de plataforma como sendo um serviço, ela é direcionada a pesquisadores, institutos de ensino e pesquisa e Governo.

O projeto tem como principal objetivo pesquisar, desenvolver e disponibilizar uma plataforma tecnológica para armazenamento, gestão e análise de big data em saúde.

“O que a gente espera com essas ferramentas e técnicas e equipes multidisciplinares é encontrar informação útil, em grandes quantidades de dados, para tomadas de decisão. A gente trabalha com dados de saúde e de interesse para saúde, no conceito mais ampliado de saúde e doença. Então, se queremos estudar os processos de saúde, também precisamos estudar os determinantes sociais dessas doenças, por isso vamos atrás dos bancos de dados que estão fora do setor de saúde, como dados do Censo, por exemplo”, explicou Pedroso.

A expectativa inicial com relação à plataforma era que ela fosse um repositório de dados, porém, conforme seu desenvolvimento, foi se fazendo necessária a conexão com uma estratégia de análise para esses dados. Uma equipe de referência em machine learning, mineiração de dados e ferramentas de dados começou a ser capacitada na Fiocruz e, então, nasceu a plataforma de ciência de dados, que acaba sendo um campo multidisciplinar pela necessidade de especialistas de outras áreas.