Palestrante

MINI-CURRÍCULO

Laurindo Campos

Instituição: INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Biografia:

Pesquisador na área de BioGeo Informática e Interoperabilidade Semântica de Dados Científicos no INPA, Coordenador de Ações Estratégicas Substituto. Em 2003, recebeu o título de Ph.D. em Ciência da Computação pela University of Twente (Holanda). É membro do Grupo de Trabalho sobre Integração de Dados do Ministério do Meio Ambiente e do Conselho Técnico Consultivo do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBr) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Interesses de pesquisa compreende a área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados Não-Convencionais, Sistema de Informação, Web Semântica e Ontologia aplicada a Biociências.
Atua como pesquisador nos Grupos Zoologia na Amazônia: Diversidade, Biogeografia e Coleções (INPA), Biogeofísica da Região Amazônica e Modelagem Ambiental – BRAMA (Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA) e Laboratório Mídias Eletrônicas (UFOPA). Desenvolve pesquisas como colaborador nos Grupos de Gestão de Conhecimento Científico da Universidade Católica de Brasília (UCB) e Universidade de Brasília (UnB).
É Secretario da Sociedade Brasileira da Computação (Regional Norte 1 – Amazonas e Roraima) e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).