RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP inaugura nova conexão ao backbone mundial 6Bone

Terceiro link do BR 6Bone foi estabelecido com Portugal


A Rede Nacional de Pesquisa estabeleceu, no dia 24 de fevereiro, uma conexão IPv6 (túnel IPv6 sobre IPv4) do Br-6Bone com a RCCN - Rede da Comunidade Científica Nacional em Portugal. Esta conexão vem se somar às outras duas anteriores, com a Cisco System, nos EUA, e com a Nippon Telephone and Telegraph, no Japão, e correspondem às portas de acesso do Brasil ao 6Bone, um backbone mundial virtual para experimentos com o protocolo IPv6.

O IP - Internet Protocol é o protocolo de funções básicas da Internet, responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP. O IPv4, estabelecido há uma década e que corresponde à versão atualmente em uso na rede, vem demonstrando algumas deficiências principalmente em função do extraordinário crescimento de tráfego verificado ao longo desses 10 anos e da variedade de aplicações desenvolvidas para a Internet neste período. O IPv6, também chamado de IPng - IP Next Generation é uma proposta de um grupo de estudos da IETF - Internet Engineering Task Force para resolver as fraquezas do IPv4, com especial atenção para as funções de gerenciamento de endereços, qualidade dos serviços e segurança, além de ampliar bastante o espaço de endereçamento na Internet. O 6Bone é um projeto colaborativo informal, empreendido pelo ngtrans (grupo de trabalho do IETF) que consiste na criação de um backbone mundial experimental para pôr à prova as funcionalidades deste novo protocolo e desenvolver os mecanismos para a transição do uso do IPv4 para o IPv6.

O Brasil está participando destas pesquisas através do projeto Br 6Bone, empreendido pelo LCT - Laboratório de Configuração e Testes da RNP. A primeira conexão foi estabelecida em março de 1998 com a Cysco System, nos EUA. Em outubro do mesmo ano foi estabelecida a conexão com a Nippon Telephone and Telegraph, no Japão.

A criação de um túnel IPv6 sobre IPv4 se dá pela necessidade de transmitir pacotes que utilizam o protocolo novo sobre a mesma topologia de rede que utiliza o protocolo antigo. Essa estratégia faz com que os pacotes que utilizam o protocolo IPv6 - reconhecido por poucos roteadores ao longo da rede - sejam reempacotados com o protocolo IPv4 e transmitidos de um ponto da rede até que cheguem em seu destino, onde um roteador que suporta o protocolo IPv6 os processa.

O site Br 6Bone mantém um mirror do servidor 6Bone Whois, facilitando o acesso local as informações das redes já conectadas, como por exemplo nome da instituição, endereços IPv6 alocados, responsável técnico, evolução das conexões etc. Além deste serviço, o site oferece documentos com procedimentos de configuração de sistemas e uma lista de discussão.

No boletim bimestral da RNP, NewsGeneration, foram publicados alguns artigos sobre o IPv6, ou IPng. O introdutório O que Vai Mudar na Sua Vida com o IPv6, publicado em junho de 1997, conta um pouco da história deste novo protocolo. Os mais recentes Endereçamento no IPv6 e A Nova Geração de Protocolos IP, ambos na edição de novembro de 1998, apresentam alguns aspectos mais técnicos.

[RNP, 26.02.1999]

Consulta em noticias