RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Engeredes anunciam parceria no projeto da Internet2 no Brasil

Rede de fibras ópticas da operadora vai ser usada em aplicações em telemedicina


A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) anunciou, no último dia 30 de agosto, a formação de uma parceria com a Engeredes, empresa do grupo Algar, operadora de serviços de telecomunicações de longa distância que foi criada para atuar no novo mercado competitivo brasileiro. O anúncio foi feito em Uberlândia (MG) pelo Coordenador Geral da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, durante a realização de um projeto piloto do serviço de telemedicina da operadora. A parceria vai permitir a utilização da rede de fibras ópticas da Engeredes para conexão das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs), primeira etapa para a implantação da Internet2 no Brasil.

Mapa do backbone engerede

A Engeredes lançou seu Sistema de Telemedicina de Faixa Larga durante a transmissão em tempo real de imagens digitalizadas de altíssima resolução de uma intervenção cirúrgica realizada no Instituto do Triângulo do Coração, em Uberlândia para o hospital da USP de Ribeirão Preto (SP) e para a Sociedade Brasileira de Telemedicina.

imagem da transmissão

A parceria da Engeredes com a RNP está em fase final de formalização e vai acelerar o processo de implantação da RNP2. A rede instalada de fibras ópticas da Engeredes vai ser utilizada para conectar, num primeiro momento, as ReMAVs de São Paulo, Campinas, Goiânia e Brasília. Com a expansão da malha da operadora, os consórcios que atuam em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro também serão atendidos.

As ReMAVs - iniciativa conjunta da RNP e do Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação (ProTeM-CC), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) - são formadas por consórcios de instituições de ensino superior, institutos de pesquisa e operadoras de telecomunicações contratados no final do ano de 1997 pelo edital RNP/ProTeM-CC. Elas fazem parte da estratégia do MCT de implantação de um backbone brasileiro de alto desempenho que viabilize o desenvolvimento e uso de aplicações que demandam alta qualidade de serviços de redes e faixas largas de transmissão, nos moldes do projeto norte-americano Internet2. Alguns dos consórcios ReMAVs estão desenvolvendo projetos na área de Telemedicina e vão se beneficiar da infra-estrutura da Engeredes disponibilizada através da parceria com a RNP. Para a operadora, a parceria é estratégica no sentido de divulgar os serviços de Telemedicina que está desenvolvendo com pioneirismo no Brasil.

A Telemedicina consiste de um conceito de utilização de uma infra-estrutura de rede de faixa larga cujos objetivos são descentralizar a informação médica, interligando centros complexos aos mais carentes, trabalhar com "segunda opinião" e permitir o diagnóstico a distância, além de viabilizar o acesso a prontuários eletrônicos de qualquer lugar do país através da criação de um banco de dados nacional, a realização de teleconferências com transmissões de cirurgias e a criação de universidades virtuais com aulas práticas e teóricas.

[RNP, 30.08.1999]

Consulta em noticias