RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede Saci

Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação


No último dia 21 de setembro, a diretoria da Abranet (Associação Brasileira de Provedores Internet) promoveu reunião de apresentação da Rede Saci - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação, implantada em agosto/99 através de parceria entre a Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Rede Nacional de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia e a ong Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, especializada em projetos na área das Deficiências. A Rede conta, hoje, com apoio da Fundação Telefônica, de Vitae e da Agência Estado.

A missão desta Rede, de abrangência nacional, é atuar como mecanismo indutor e facilitador da comunicação entre portadores de todos os tipos de deficiência, seus familiares, instituições públicas, legisladores e formuladores de políticas públicas, empresários, entidades e movimentos da sociedade civil, centros de estudos e pesquisas e técnicos e especialistas da área, contribuindo para o intercâmbio de informações e a difusão de conhecimentos entre eles. Para isso, utilizará a Internet, promovendo o acesso dos deficientes e disponibilizando informações de diversas bases de dados em seu site, que estará acessível até final de outubro. A Rede Saci pretende, ainda, promover avaliação e estimular o uso e o desenvolvimento de software e hardware específicos para facilitar o acesso de portadores de diversos tipos de deficiência à Internet.

Na reunião com a diretoria da Abranet, iniciou-se um diálogo no sentido de estabelecer parceria entre a Rede SACI e Provedores Privados Internet para promover e facilitar o acesso aos usuários da Rede. Para isso, será necessário que provedores comerciais interessados dotem seus sistemas de mecanismos que permitam aos portadores de deficiência o acesso à Internet, através de uma série de ações, dentre elas: help desk especializado (idealmente com linhas específicas), assinaturas promocionais, adequação de seus sites às recomendações internacionais facilitando a navegação dos portadores de deficiências e inclusão do kit de acessibilidade da Rede em CD-Roms de acesso a Internet, distribuídos por provedores para assinantes. Foi proposto, ainda, entrega do Selo Saci a Provedores Internet que respeitarem as normas internacionais de acessibilidade.

Os idealizadores do projeto apontaram como aspectos motivacionais para essa parceria o nicho de mercado específico, ainda em formação, que a população envolvida com a questão da deficiência se constitui; a responsabilidade social da empresa e o desenvolvimento de ferramentas de navegação, com maior acessibilidade, que pode contribuir para a geração de outras possibilidades de uso mais abrangente dessa tecnologia.

Foi ressaltado, ainda, que a Rede Saci resulta da interação entre Universidades, Governo, Empresas e Organizações da Sociedade Civil, constituindo um paradigma para a coesão social e a vivência da diversidade. O desenvolvimento e/ou a adaptação de tecnologias serão frutos da conexão entre a demanda apresentada pelo usuário, o conhecimento acadêmico, o potencial de mercado e o investimento do setor governamental.

Segundo fontes da OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que há entre 15 e 18 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Aos diretamente atingidos por esta condição somam-se familiares envolvidos, o que torna possível estimar que, potencialmente, 1/3 da população poderá se beneficiar desta oportunidade, de forma direta ou indireta.

[RNP, 08.11.1999]

Consulta em noticias

 


Notícia principal:

Rede SACI inaugura website em novembro

RNP colabora com projeto de rede de apoio a portadores de deficiência