RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

ReMAV vai incrementar pólo médico de Recife

Aplicações em telemedicina e geoprocessamento já estão em fase de desenvolvimento


A Rede Metropolitana de Alta Velocidade (ReMAV) de Recife, também conhecida como Rede Recife ATM, já iniciou a etapa de ativação de conexões entre as instituições consorciadas. Contratada pelo edital RNP/ProTeM-CC de Projetos de ReMAVs em junho de 98, ela representa a oportunidade de realização da construção de uma rede ATM que, já em 93, havia sido proposta pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) mas que, por diversas razões, não foi viabilizada. O consórcio, liderado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é composto pela Telecomunicações de Pernambuco (Telemar/PE), Fundação Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (Itep), Ponto de Presença da RNP (PoP-PE), Emprel, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Real Hospital Português e Softex Recife. A Telemar já inaugurou a conexão entre a UFPE e o ITEP e está providenciando a instalação das demais linhas. Ao todo, o projeto envolve cerca de 40 pessoas, entre bolsistas, técnicos e coordenadores distribuídos nos projetos individuais de aplicações que, além de Gerência de Redes, vão cobrir as áreas de Geoprocessamento, Educação a Distância, Multimídia e Telemedicina.

Os projetos na área de telemedicina na Rede Recife ATM estão sendo liderados pelo Real Hospital Português. O telediagnóstico é a principal aplicação em desenvolvimento. A idéia é ampliar o alcance da infra-estrutura do centro de oftalmologia - que possui sistemas digitais de fotografias do fundo de olho, angiografia por fluorescência, vídeocirurgia, topografia digital e microscopia digital da córnea, entre outros - permitindo que resultados de exames possam ser enviados em tempo-real para outras unidades. O custo de utilização de uma máquina de diagnóstico digital conectada em rede de alta velocidade é reduzido em função do grande número de exames que pode realizar e isso poderá facilitar o acesso da população carente coberta apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outro efeito esperado desse sistema é a atração de pacientes e o incremento do pólo médico de Recife, o segundo maior do país.

Os experimentos a serem realizados concentram-se nas seguintes áreas: Operação e Gerenciamento de redes, envolvendo a UFPE, Telemar, Itep e Emprel; Educação a Distância, envolvendo a UFPE, Unicap e o Núcleo Softex Recife; Telemedicina, envolvendo o Hospital das Clínicas da UFPE e o Real Hospital Português; e Geoprocessamento, envolvendo a Emprel, a UFPE e a Telemar.

A disponibilidade de banda larga na Rede Recife ATM está viabilizando, também, o desenvolvimento do projeto de criação de uma base cartográfica digital georeferenciada chamado de Recife Cidade Digital. Com esta aplicação, a prefeitura local pretende criar as condições para que as concessionárias e entidades de serviços públicos passem a trabalhar em rede com as mesmas referências cartográficas a partir de uma planta única para a cidade e, além disso, responsabilizem-se pelas atualizações de dados em seus respectivos níveis de atuação e interesse.

O coordenador da Rede Recife ATM, prof. Carlos Ferraz, da UFPE, identificou, em entrevista por correio eletrônico, o incremento do pólo médico de Recife, a melhoria do planejamento baseado em geoprocessamento e a melhoria dos processos de educação como os principais benefícios da Rede Recife ATM para a região. Segundo ele, a integração das atividades entre instituições de ensino superior, empresas privadas e órgãos públicos está sendo "um aprendizado, uma mudança cultural que tem permitido a verificação de que a integração traz imensos benefícios". Ele informou que, recentemente, agregaram-se ao projeto a Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (CHESF), a Empresa de Fomento de Informática do Estado de Pernambuco (Fisepe) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Carlos Ferraz considera a iniciativa do governo federal de estimular o desenvolvimento destas tecnologias e a formação de recursos humanos através do edital RNP/ProTeM-CC um grande acerto que deve ser continuado.

A Rede Recife ATM mantém um site com outras informações em http://www.di.ufpe.br/~recifeatm/.

[RNP, 22.11.1999]

Consulta em noticias