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Bug do ano 2000 não afetou backbone da RNP

Planejamento e prevenção evitaram problemas nos serviços de rede


A primeira batalha foi vencida. Durante a noite que separou o dia 31 de dezembro de 1999 e o dia 1 de janeiro de 2000, um contingente de mais de 60 técnicos esteve de prontidão em diversos pontos do país para garantir a normalidade do funcionamento do backbone da RNP. O esquema de plantão que cobriu os dias 30 de dezembro a 5 de janeiro foi a penúltima etapa de um planejamento estratégico que começou a ser traçado ainda em 1998 com o objetivo principal de evitar que o bug do ano 2000 interrompesse a operação do backbone e, além disso, cuidar para que toda a estrutura de comunicações e equipamentos da RNP não fosse prejudicada. O trabalho envolveu diretamente todos os Pontos de Presença da RNP e garantiu a continuidade dos serviços de rede para as mais de 800 instituições que utilizam, direta ou indiretamente, os serviços da RNP para conexão à Internet. Afora dois breves eventos locais de falta de energia (um no núcleo da RNP no Rio de Janeiro e outro no Ponto de Presença do Pará, que nem foram causados pelo bug do milênio), nada de grave ocorreu. Roteadores, switches e servidores tiveram um comportamento semelhante ao observado durante os testes realizados anteriormente e não apresentaram problemas. A última batalha está marcada para o fim de fevereiro, pois o fato de 2000 ser ano bissexto representa outra possibilidade de pane nos computadores e, consequentemente, comprometimento dos serviços de rede.

Em meados de 1998 a RNP alocou um grupo do Serviço de Suporte a Operações (SSO) para dedicação ao tema e a partir de novembro iniciou a divulgação de informações sobre o chamado bug Y2K com a criação de um projeto especial em seu site público, O bug do ano 2000. O trabalho evoluiu com a produção de uma série de documentos, publicação de artigos, levantamentos de equipamentos e programas, apresentação de palestras, definição de procedimentos, instalação e correções e aplicação de testes até o plantão programado para a virada do ano. Ao longo desse período, foram reunidos no site diversos links com referências sobre o assunto e sites de fabricantes de hardware e de software que apresentam informações específicas de seus produtos em relação ao bug.

Ao longo de 1999 a RNP promoveu um levantamento geral de hardware e software disponível na organização que estaria sujeito aos efeitos do bug do milênio. A lista incluiu desde roteadores e servidores até aparelhos de fax e centrais telefônicas. Esse inventário orientou o trabalho de contato com fabricantes e fornecedores em busca de correções e cartas de atestado de compatibilidade dos equipamentos. Esse processo gerou farta documentação que foi distribuída aos Pontos de Presença e publicada no site público da RNP. No dia de 27 novembro do ano passado, foi realizado um teste nacional que envolveu todos os PoPs. Esse teste serviu para observar o funcionamento de todos os serviços de rede, dentre eles os básicos como e-mail, www, DNS e ftp, e verificar o comportamento de roteadores e servidores durante a troca de pacotes num ambiente simulado de troca de datas de 31 de dezembro de 1999 para 1 de janeiro de 2000. Correções feitas e testes aplicados, o resultado foi satisfatório e só restava aguardar o momento real e estar preparado para qualquer imprevisto.

O período do plantão variou entre os PoPs de acordo com a disponibilidade de recursos humanos mas, no geral, entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, mais de 35 técnicos estavam a postos em todos os PoPs e outros 22 estavam de plantão em todos os núcleos e unidades administrativas da RNP. O trabalho de prevenção deu resultados e o réveillon deles foi tranquilo, não registrando nenhuma parada de serviços.

O trabalho da equipe envolvida com o Projeto Ano 2000 da RNP, contudo, só vai terminar após o fim do mês de fevereiro. Ainda que os testes já tenham sido feitos para simular a aceitação do dia 29 de fevereiro pelos sistemas neste ano, é necessário que os serviços estejam sendo monitorados para evitar falhas. Mas espera-se que não haja problemas, assim como ocorreu na passagem de dezembro para janeiro.

[RNP, 07.01.2000]

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