RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Servidor Network Time Protocol da RNP fornece hora certa

Novo serviço é totalmente gratuito


Você sabe exatamente que horas são? A RNP instalou uma antena que recebe informações de satélites e pode informar as horas com precisão praticamente total. Este novo serviço chama-se "Servidor NTP Stratum 1". Os servidores NTP – Network Time Protocol - permitem aos clientes a sincronização dos relógios de seus equipamentos a partir de uma referência aceita mundialmente.

O NTP implementa um modelo hierárquico de sincronização. No topo encontram-se os servidores de tempo stratum 1, computadores conectados diretamente a dispositivos conhecidos como "relógios de referência" (ou stratum 0), de altíssima precisão. Estes dispositivos podem ser relógios atômicos, receptores Global Positioning Systems (GPS) ou receptores de rádio. Qualquer servidor que extraia a referência de tempo de um stratum 1 passa a ser um stratum 2 e assim por diante.

A sincronização do tempo é crucial para milhões de computadores trocando informações: pessoas compartilhando bases de dados, processando transações de diversos tipos, tais como comércio eletrônico e personal banking. É justamente neste ambiente de compartilhamento de informações aberto que a necessidade de uma referência de tempo comum, precisa e confiável se torna imprescindível.

Imagine que seja o último dia para entrega da declaração de Imposto de Renda, o relógio da máquina que hospeda o website da Receita Federal esteja adiantado um minuto e o prazo se encerre às 20h. Qualquer declaração entregue após 19h59min será rejeitada, causando prejuízos ao contribuinte. Atrasos de um ou dois minutos são bastante freqüentes quando não se usa um esquema de NTP. Outro exemplo que atinge o usuário final está na mensuração do tempo de conexão ao provedor de acesso à Internet. Um provedor que não corrija o relógio de seu servidor regularmente pode estar contando o tempo errado e fica complicado, para o usuário final, verificar a exatidão de seus horários de conexão (log) se o sistema que ele estiver usando para verificação não estiver sincronizado com o sistema do provedor.

Do ponto de vista da administração de redes, a utilização do NTP torna-se claramente vantajosa pois possibilita a sincronização automática de todos os equipamentos conectados em rede, ou seja, o administrador não precisa ir de máquina em máquina acertando o relógio local. Em termos de segurança, a sincronização dos relógios entre os vários computadores conectados à Internet é vital. Muitas vezes não tem sido possível determinar certos eventos ocorridos em redes distintas devido à falta de sincronização dos relógios dos computadores, o que faz com que os logs registrem horários errados.

O servidor NTP stratum 1 da RNP, disponibilizado em ntp1.rnp.br, utiliza a tecnologia GPS, que obtém o tempo diretamente de um grupo de satélites. Atualmente, o acesso ao servidor não tem restrição, mas a RNP pretende organizar, a partir de seus pontos de presença, redes estaduais e outras redes autorizadas, uma hierarquia de stratum 2 para uso do público em geral. Esta hierarquia distribui a carga de processamento, o que resulta em um serviço mais estável e confiável para o usuário final. Maiores informações podem ser obtidas com o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais).

[RNP, 17.07.2000]

Consulta em noticias