RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Nova diretoria da ICANN será eleita em outubro

América Latina tem três candidatos


Foi divulgada, no dia 1º de agosto, a lista com os candidatos a diretores at large da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN). O comitê de nomeação recebeu mais de 200 indicações e selecionou 18 personalidades de destaque no mundo da Internet para concorrerem à vaga. Dentre elas, há três candidatos da América Latina.

A ICANN, entidade sem fins lucrativos, foi criada em 1998 para gerenciar os aspectos políticos e técnicos dos recursos envolvidos com a administração global da Internet. A Direção At Large, a ser formada por cinco membros eleitos, é composta por um representante de cada região geográfica, assim definidas: América Latina/Caribe, África, Ásia/Pacífico, Europa e América do Norte. Eles farão parte do Conselho Diretor, responsável pela elaboração das políticas de uso e especificações técnicas do registro de nomes de domínio, endereços IP e protocolos utilizados pelas aplicações em todo o mundo.

Os indicados para representar a América Latina e o Caribe foram: Ivan Moura Campos (Brasil), Raúl Echeberría (Uruguai) e Patricio Poblete (Chile). Todos os membros at large poderão participar da votação on-line, que acontecerá entre os dias 1º e 10 de outubro.

Além dos indicados pelo comitê de nomeação, poderão concorrer à vaga candidatos que conseguirem pelo menos 2% de apoio entre os membros at large de sua região. O processo de auto-nomeação irá até 31 de agosto. Após este período, os candidatos terão um mês para realizar suas campanhas até a data da eleição.

Inscrições na ICANN superaram as expectativas

Mais de 158 mil pessoas se filiaram como membros (at large members) da ICANN. Os computadores não estavam preparados para tanta gente: a expectativa do conselho diretor era de cerca de 5 mil inscritos. Com a grande procura, muitos acabaram ficando de fora, devido à sobrecarga dos servidores. A direção resolveu não prorrogar o prazo de filiação para não atrasar o cronograma eleitoral, que já havia sido alterado uma vez. O período de filiação foi de 25 de fevereiro a 31 de julho.

A intenção da ICANN, ao criar o programa de associados at large, era permitir que usuários da Internet por todo o mundo tivessem voz na definição de políticas e especificações técnicas da rede. A representação através de um diretor at large é extremamente importante, pois é ele quem vai defender os pontos de vista dos associados da região que o elegeu, garantindo o bom funcionamento da Internet para todos.

Quem são os candidatos da América Latina

Ivan Moura Campos (Brasil)
Coordenador do Comitê Gestor da Internet e diretor presidente da Akwan Information Technologies, no Brasil. Ex-secretário de Política de Informática e Automação do Ministério da Ciência e Tecnologia e ex-diretor de Programas Especiais do CNPq. Ivan Moura Campos é Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles.

Raúl Echeberría (Uruguai)
Conselheiro de Computação e Telecomunicação do Instituto de Pesquisa Agrícola do Uruguai e consultor de e-commerce do Portal@gro.com. Presidente interino da diretoria da LACNIC. Presidente interino da ENRED e membro da Internet Society e da IETF. Raúl Echeberría é graduado em Ciência da Computação pela Universidad de la Republica e mestre em Tecnologias da Informação pelo Universitario Autonomo del Sur, Uruguai.

Patricio Poblete (Chile)
Contato administrativo do NIC Chile (serviço de registro de domínio do Chile) e diretor da Escola de Engenharia da Universidade do Chile. Patricio Poblete é Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, Canadá, e tem participado do desenvolvimento das redes de computador no Chile nos últimos 15 anos.

[RNP, 04.08.2000]

Consulta em noticias