RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP Notícias - ReMAV de Brasília está prestes a operar em rede

Consórcio aproveitou experiência de rede ATM da UnB


A Infovia de Brasília é um dos três últimos consórcios ReMAV contratados pelo edital do CNPq. Assinou o contrato em setembro do ano passado e ainda aguarda a chegada de alguns equipamentos. Mas, ainda assim, os trabalhos estão adiantados. As fibras ópticas já estão instaladas, equipamentos de rede estão ligados em ambiente de laboratório e já existe aplicação em fase de desenvolvimento. O término dos trabalhos, beneficiados pela existência de uma rede ATM a 622 Mbps na UnB e pelos recursos de cerca de R$ 2,5 milhões de contrapartida obtidos junto aos consorciados, está previsto para julho de 2001.

A única dificuldade enfrentada até o momento é o atraso na entrega dos equipamentos. Aguardando a chegada dos últimos 3 kits de computadores, o consórcio estabeleceu um acordo com o CNPq para iniciar o cronograma dos trabalhos somente após a chegada deste lote. Os computadores que chegaram ainda não estão ligados, mas switches e roteadores já estão em operação. Segundo o coordenador geral do consórcio, professor Rafael T. de Sousa Jr., essa etapa foi facilitada por um projeto anterior, financiado através da Lei nº 8.248, com suporte do MCT e do MEC. "Não tivemos problemas quanto a informações de instalação e configuração porque já há quatro anos estamos operando a nossa rede ATM na UnB, que utiliza equipamentos da mesma linha daqueles do projeto da Infovia de Brasília".

Projetos são iniciados mesmo antes de chegarem todos os equipamentos

Além do laboratório, outros projetos foram iniciados. A aplicação de bibliotecas virtuais colaborativas já está sendo desenvolvida em conjunto pela UnB e pela EMBRAPA e um servidor de streaming vídeo foi instalado para suporte a outros quatro experimentos.

A Infovia de Brasília tem projetos nas áreas de tele-educação, telemedicina, geoprocessamento, bibliotecas virtuais e gerência de redes. Os projetos de gerência técnica da ReMAV são os mais importantes pois "deles dependem todos os outros", segundo Rafael de Sousa. Estão alocados 35 pesquisadores e técnicos em tempo parcial, um coordenador para cada um dos experimentos e um para cada uma das instituições consorciadas.

Rafael de Sousa acredita no potencial de benefícios sociais que o projeto ReMAV trará para o Distrito Federal. Ele declarou que "um dos benefícios imediatos é a inserção de tecnologias da Internet2 nas atividades de governo voltadas para a população". Segundo o coordenador, UnB e EMBRAPA têm sido tradicionalmente responsáveis pela introdução de novas tecnologias e procedimentos técnicos na região e o projeto representa uma continuidade da contribuição social das instituições de ensino e pesquisa.

A integração entre instituições de ensino superior, empresas privadas e órgãos públicos foi um acerto do projeto do governo, na avaliação de Rafael de Sousa. Para ele, essa estratégia aproxima de forma harmoniosa os setores que apresentam demandas daqueles que podem oferecer soluções na área de redes e tecnologias de informação. O coordenador declarou, ainda, que o governo consegue, assim, cumprir seu papel de maneira realista, viável econômica e tecnicamente.

A coordenação geral da Infovia de Brasília é realizada pelos professores Rafael T. de Sousa Jr. e Ricardo S. Puttini, do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB.

Informações sobre o projeto podem ser encontradas na página http://infovia-bsb.redes.unb.br, que é atualizada permanentemente.

[RNP, 18.08.2000]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Três novos consórcios são aprovados na re-chamada do edital Projetos de ReMAVs

Ministério da Ciência e Tecnologia decide estimular o projeto com a aprovação extraordinária de mais dois grupos

[RNP, 21.06.1999]