| III Workshop RNP2 começa em FlorianópolisProjeto brasileiro para redes avançadas foi apresentado pela manhã Marcus Vinicius Mannarino (enviado especial)
A programação do III Workshop RNP2 foi aberta na manhã de hoje. Com um total de 213 inscritos, o evento está acontecendo em conjunto com o 19º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A sessão de abertura foi conduzida pela coordenadora geral do evento e diretora de Gestão da Informação da RNP, Marta Leal, com a participação do diretor geral da RNP, Nelson Simões, e do professor do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) e da Universidade Salvador (UNIFACS), José Augusto Suruagy Monteiro. Segundo Nelson Simões, o workshop acontece num momento em que se busca "criar condições para o desenvolvimento de um novo ciclo de aplicações em redes". José Suruagy observou que a realização do evento em conjunto com o SBRC é importante pois permite uma sinergia de esforços para conquistar avanços na área.
foto: Eduardo Marques Após a abertura, o painel "Implementando o projeto brasileiro para redes avançadas" reuniu o secretário executivo do Comitê Gestor RNP2, Márcio Bunte, o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Edmundo Pereira, a representante do Ministério da Educação (MEC), professora Liane Tarouco e o diretor da RNP, Nelson Simões. O objetivo desse painel foi apresentar à platéia a estrutura organizacional que orienta e acompanha a operação do novo backbone da RNP, o RNP2. Edmundo Pereira destacou a importância do processo de institucionalização da RNP, iniciado em 1999 e cuja consolidação se dará com a transformação da RNP em organização social. Referindo-se à função executiva da RNP, Edmundo afirmou que o papel do Comitê Gestor RNP2 é dar "equilíbrio e tranquilidade para o funcionamento de um trabalho que é considerado prioritário". A professora Liane Tarouco explicou que a preocupação do MEC em dar atendimento às necessidades de redes das instituições de ensino superior levou o MEC a firmar a parceria com o MCT, em 1999, para financiar em conjunto a renovação e operação da rede acadêmica nacional. Nelson Simões detalhou a infra-estrutura do RNP2 que está operacional hoje e declarou que o apoio do MEC foi fundamental para viabilizar a implementação desse backbone. O evento segue à tarde com a apresentação de trabalhos em três trilhas técnicas: engenharia de redes, aplicações e middleware. O III Workshop RNP2 é patrocinado pela Sun, Cisco Systems, Embratel e Marconi. [RNP, 21.05.2001] | Notícias relacionadas: III Workshop RNP2 tem trilha técnica sobre middleware Ainda há vagas disponíveis e inscrições são gratuitas [RNP, 15.05.2002] III Workshop RNP2 recebe trabalhos do Brasil inteiro Evento acontece em paralelo ao 19o. SBRC, em maio [RNP, 23.03.2001] |