RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español

 
Notícias RNP 
 

Músicos tocaram choro a distância durante o 19º SBRC

RNP2 serviu de infra-estrutura para o experimento


Durante a abertura oficial do 19º SBRC, no dia 22/5, em Florianópolis, um dos experimentos realizados foi inédito em eventos científicos nacionais. Dois violonistas fizeram uma apresentação ao vivo. O ineditismo estava no fato de que um deles estava no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), local da solenidade, o outro estava há milhares de quilômetros de distância, no Núcleo de Apoio da RNP em Brasília, DF, e o número foi transmitido pela internet.

Manuel Vasconcelos, de 70 anos, em Brasília, foi acompanhado por Mauro Ricardo Reis da Silva, em Florianópolis, na execução de "Cochichando", um choro de Pixinguinha. O número durou cerca de três minutos. As imagens eram captadas nos dois locais e transmitidas em formato MPEG-2 (padrão das transmissões digitais em TVs a cabo) pelo RNP2 com utilização de serviço diferenciado para priorizar o tráfego da transmissão. O experimento envolveu os Pontos de Presença (PoPs) do Distrito Federal e de Santa Catarina e a ReMAV de Florianópolis.

Em Brasília, Manuel Vasconcelos, um dos fundadores do Clube do Choro da cidade, assistia e ouvia seu companheiro através do computador. Em Florianópolis, a imagem de Manuel era projetada em um telão, enquanto o sistema de som do auditório reproduzia o áudio de ambos os violonistas.

Um diálogo entre Manuel Vasconcelos e um técnico, instantes antes do início do número, provocou risos na platéia.

  • O som chega depois que eu toco, reclamou Manuel, ao dedilhar o violão com o fone de ouvido que serviria para ele acompanhar o retorno da transmissão.
  • Há diferença porque o som está indo e voltando, explicou o técnico.

Manuel hesitou. Em seguida, abandonou o fone de ouvido e disse que estava pronto, demonstrando confiança no seu timing musical. Em Florianópolis, o auditório aplaudia a determinação de Manuel enquanto ele começava a executar o choro de Pixinguinha, acompanhado por Mauro Ricardo na sequência.

A tecnologia, ainda prematura, beneficiou-se da coragem artística dos músicos. Eles enfrentaram a falta de intimidade com os recursos e tocaram a música, ainda que com algumas "atravessadas". Ao final, conquistaram os aplausos da platéia e garantiram o sucesso da experiência.

Há duas versões da apresentação disponíveis em formato RealVideo. Uma em menor resolução, para facilitar acessos de banda estreita e outra em alta resolução para usuários com acesso de banda larga. Os arquivos têm cerca de seis minutos de duração e estão em formato RealMedia. A apresentação está publicada exclusivamente para divulgação do experimento acadêmico.

Veja o vídeo de "Cochichando", de Pixinguinha, tocada por Manuel Vasconcelos e Mauro Ricardo Reis da Silva, durante a abertura oficial do 19 º SBRC, em Florianópolis, no dia 22/5/2001.

[RNP, 08.06.2001]

Consulta em noticias