RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Aplicações: diversidade de temas


A professora da UFRGS, Liane Tarouco, avaliou os trabalhos da trilha de aplicações. Ela declarou que as propostas submetidas ofereceram um interessante "panorama da diversidade de trabalhos que estão sendo desenvolvidos no país".

Dois projetos foram apresentados na área de telemedicina. Ambos permitem o uso de imagens médicas em ambiente de redes e viabilizam a cooperação de profissionais de saúde entre grandes centros especialistas e o acesso a melhores serviços médicos em regiões carentes. O HealthNet, da ReMAV Recife, é um sistema integrado de telediagnóstico e segunda opinião médica. Já o Serviço Integrado de Acesso e Processamento Distribuído de Imagens (SIADPI), desenvolvido em conjunto entre a ReMAV Florianópolis e o projeto Cyclops, permite acesso a um banco de imagens em conformidade com o padrão DICOM 3 (Digital Image Communications in Medicine).

No HealthNet já foi construído e está sendo testado o módulo de visualização dos dados do paciente e emissão do diagnóstico médico. A camada de distribuição encontra-se em desenvolvimento. O aplicativo de videoconferência, já pronto e em uso, é o VIC/RAT desenvolvido em Berkeley (EUA). Já o projeto de Florianópolis está prestes a implementar uma experiência envolvendo diferentes hospitais da região e setores de unidades de processamento distribuído através da ReMAV/FLN, com o objetivo de realizar testes em situações reais, onde diferentes hospitais solicitam serviços de processamento distribuído de imagens através da rede.

Outro trabalho da ReMAV Recife, também chamada de Rede Recife ATM, apresentado em Florianópolis, desta vez na área de educação a distância (EAD), foi "Co-autoria de aulas na ReMAV Recife". O trabalho colaborativo é o grande objetivo deste projeto. A ferramenta de co-autoria foi desenvolvida utilizando a tecnologia CORBA -Common Object Request Broker Architecture de objetos distribuídos. A solução proposta parte do cenário onde os usuários do sistema interagem por meio de objetos distribuídos em uma rede, disponibilizando os mais variados recursos para suas aulas. A ferramenta foi testada na rede Recife ATM e a comunicação entre os integrantes foi estabelecida através de tecnologia multicast. Esse ambiente tornou possível a interação em tempo real dos participantes.

Ainda na área de EAD, o trabalho apresentado pelo CEFET-CE, no âmbito da ReMAV Fortaleza, agrega o uso de qualidade de serviço (QoS) para a integração e gestão de aplicações multimídia para educação a distância em redes de alta velocidade. A ausência de QoS pode comprometer a qualidade do sistema educacional empregado. Seja pelo tempo excessivo de espera para obtenção de dados ou documentos, seja por interrupções freqüentes e perda de dados em aplicações de tempo real ou, ainda, pela baixa qualidade na recepção de áudio/vídeo, comprometendo a qualidade da informação.

A área de geoprocessamento também contou com dois projetos aprovados para apresentação durante o III WRNP2. Os dois têm origem na Bahia, sendo um desenvolvido no âmbito da ReMAV Salvador e o outro na forma de um projeto final do curso de bacharelado em Informática da Universidade Católica de Salvador.

O Geoserver, da turma de novos bacharéis da Universidade Católica de Salvador, é uma ferramenta para publicação de informações geográficas na web. Ainda que já existam outros softwares no mercado com as mesmas funcionalidades e reconhecidos por profissionais, o projeto tem seu valor. Representa o desenvolvimento de tecnologia nacional e, além disso, tem como objetivo disponibilizar esta ferramenta de forma gratuita para instituições de ensino e pesquisa, facilitando assim a divulgação das informações geográficas.

O GEO-UFBA, da ReMAV Salvador tem aplicação específica e se ramifica em dois projetos. O SIG-UFBA vai disponibilizar informações dos campi da UFBA (rede lógica, infra-estrutura acadêmica, serviços e dados da população dos campi). O Projeto Campus tem como objetivo mapear aspectos biofísicos e de infra-estrutura e caracterizar de forma integrada o meio ambiente do campus da Federação pertencente à UFBA. No site http://www.geo.rema.ufba.br/ os resultados podem ser acompanhados.

Outras aplicações apresentadas no III WRNP2 serviam a áreas como telefonia IP, bibliotecas digitais e educação especial - ambientes de aprendizagem para portadores de deficiências visuais.

[RNP, 08.06.2001]

Consulta em noticias