RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Multicast começa a ser implantado no RNP2

13 PoPs terão serviço em modo nativo


Durante o ano de 2001, a RNP fez testes com multicast numa rede piloto que abrangeu diversos Pontos de Presença (PoPs) do backbone acadêmico brasileiro. A fase de experimentação serviu para reunir o conhecimento necessário à implantação do serviço em todo o backbone RNP2, o que começou a ser feito neste mês de março.

Será habilitado multicast nativo nos roteadores capazes de fazer roteamento multicast, isto é, em todos os PoPs com roteadores 7507. Nos demais será implantado um túnel DVMRP (Distance Vector Multicast Routing Protocol – vide RFC 1075) entre um equipamento rodando mrouted no PoP e o roteador 7507 "mais próximo" na estrutura de roteamento do backbone, conforme explica Adenilson Raniery, técnico do Centro de Engenharia e Operações da RNP (CEO).

A tendência é que todos os PoPs passem a operar multicast nativo em seus roteadores à medida em que forem substituindo hardware e software dos mesmos por versões mais novas.

Vantagens do multicast

A tecnologia multicast é um serviço de rede no qual um único fluxo de dados pode ser enviado simultaneamente para diversos receptores, apresentando vantagens sobre as tecnologias concorrentes unicast e broadcast. No modo de transmissão unicast, a fonte replica o fluxo de dados tantas vezes quantos forem os receptores. Por outro lado, no modo broadcast, os dados são enviados para toda a rede de modo indiscriminado. Em ambos os casos, há desperdício de banda. Com a tecnologia multicast, a infra-estrutura fica responsável por transportar o fluxo de dados para todos os receptores interessados, replicando-o apenas quando necessário. Por este motivo, o multicast é geralmente voltado para aplicações do tipo um-para-muitos e muitos-para-muitos.

Entre as diversas aplicações que podem obter ganhos com o uso de multicast estão: videoconferência; aprendizagem a distância; distribuição de software, notícias e informações de mercado; concertos ao vivo; atualização de bancos de dados; jogos distribuídos; processamento concorrente; simulações distribuídas; etc.. Um exemplo do uso de multicast no RNP2 foi a transmissão do curso de aperfeiçoamento para professores de matemática do ensino médio, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada entre janeiro e fevereiro deste ano. As aulas foram transmitidas do Rio de Janeiro para Campinas, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O Centro de Informações da RNP preparou uma página para divulgação do projeto multicast (disponível em http://www.rnp.br/multicast/). Ali podem ser encontrados mais detalhes sobre esta tecnologia, dados do piloto montado pela RNP, alguns links úteis e uma relação de artigos do NewsGeneration que abordam o tema. Além disso, a página explica como assinar a p-mcast@rnp, uma lista de discussão aberta mantida pela RNP e voltada para o debate sobre temas gerais relacionados a multicast.

[RNP, 09.04.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP usou multicast em transmissão de curso do Impa

Palestras para professores de matemática do ensino médio foram acompanhadas em vários estados

[RNP, 04.02.2002]