RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Troca de tráfego com Embratel foi ampliada

Comunicação entre rede acadêmica e principal backbone comercial fica mais veloz


A capacidade de comunicação entre os backbones da RNP e da Embratel atingiu 120 Mbps. No dia 4 de dezembro foi ativado, no Rio de Janeiro, um enlace de 50 Mbps entre as duas redes. Com isto, a troca de dados nas Internet acadêmica e comercial foi melhorada.

Os outros pontos em que RNP e Embratel trocam tráfego estão em São Paulo e em Brasília. O primeiro foi ampliado para 50 Mbps em maio deste ano; o segundo está com 20 Mbps desde sua inauguração, em setembro de 2000.

A troca de dados entre as duas redes é, no geral, equilibrada. Do ponto de vista do backbone da RNP, a taxa de entrada é maior em dias úteis, invertendo-se nos fins-de-semana.

A rede da RNP troca dados também com outras redes acadêmicas e comerciais, como a Rede Rio (Faperj), ANSP (Fapesp), Intelig e Global One. A livre troca de tráfego entre redes IP é fundamental para o bom funcionamento da Internet. Essa prática permite manter todo o conjunto operando mesmo quando uma ou mais redes isoladas "caem", ou seja, o fato de uma dada rede "sair do ar", não impede que o resto da Internet continue funcionando normalmente. No caso da RNP, por exemplo, se a conexão com a Embratel no Rio de Janeiro apresentar algum problema, o tráfego com a Internet comercial não é interrompido, pois há outros pontos onde é feita a troca de dados. Na pior das hipóteses, o desempenho da rede pode ficar mais lento devido a eventuais sobrecargas nos enlaces restantes.

Em novembro, a RNP estabeleceu uma conexão de 34 Mbps para troca de tráfego com a empresa de telecomunicações Intelig em Brasília.

[RNP, 09.12.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP e Intelig estabelecem peering de 34 Mbps

Troca de tráfego é feita no FIX de Brasília

[RNP, 19.11.2002]

Ampliada capacidade de comunicação entre os backbones da RNP e da Embratel

Peering do Rio de Janeiro aumenta para 34 Mbps

[RNP, 27.02.2002]