RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ministro inaugura conexão do Museu Goeldi ao RNP2

Diretores de unidades de pesquisa do MCT participaram de reunião com Roberto Amaral no Pará


O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, esteve reunido com diretores das unidades de pesquisa (UPs) ligadas ao ministério, no dia 13, em Belém (PA). Na ocasião, Amaral inaugurou oficialmente a nova conexão do Museu Paraense Emílio Goeldi ao backbone da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP2.

"O link é um ponto de partida para aproximar pesquisadores e instituições, fundamental para ampliar a integração e permitir o acesso ao que está sendo feito em outras instituições brasileiras", disse o ministro. O enlace do Museu Goeldi, um circuito de rádio com capacidade de 34 Mbps, está em operação desde o dia 11 de novembro de 2002. Os equipamentos foram cedidos pela empresa Harris do Brasil através da Lei de Informática e são operados pelos técnicos do Museu e do ponto de presença da RNP no Pará (PoP-PA).

Além do Goeldi, receberam conexões de rádio a Universidade de Brasília, a Universidade Federal Fluminense, o Ministério da Educação e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. O coordenador técnico do PoP-PA, Vanner Fernandes Vasconcellos, participou do treinamento oferecido pela Harris e pela RNP, em setembro passado, ao pessoal responsável pela operação dos rádios MicroStar H 7GHz 1E3+2xE1 nos PoPs e nas instituições beneficiadas.

Encontro dos dirigentes dos institutos do MCT

O encontro com os dirigentes das UPs ocorreu no próprio Museu Goeldi. Estiveram representadas as seguintes instituições: Associação Brasileira de Tecnologia Luz Síncroton (ABTLUS); Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast); Instituto Nacional de Tecnologia (INT); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Centro de Pesquisas Renato Archer (Cenpra); Centro de Tecnologia Mineral (Cetem); Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Observatório Nacional (ON); Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM); e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); além do próprio Museu Paraense Emílio Goeldi e da RNP.

O principal objetivo da reunião era estimular a parceria entre os institutos de pesquisa ligados ao MCT e apresentar as UPs ao novo ministro. A programação do encontro iniciou-se às 9 horas, com a inauguração do link entre a RNP e o Goeldi. Em seguida, foram feitos relatos sobre todas as UPs representadas na reunião. O programa ainda contou com uma apresentação do programa de biodiversidade do Museu Goeldi feita por seu diretor, Peter Mann de Toledo. Antes de iniciar a visita, Toledo apresentou a Rede Geoma – Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental, que desenvolve modelos computacionais aplicados à previsão de cenários ecológicos e sócio-econômicos em diferentes escalas geográficas.

O diretor geral da RNP, Nelson Simões, disse que o encontro foi positivo como forma de contato, apesar do pouco tempo que as instituições tiveram para se apresentarem. Cada diretor apresentou sua instituição, o que ela estava fazendo no momento, quais os desafios e projetos futuros. Além da apresentação da RNP, feita durante o evento de inauguração do enlace Goeldi-RNP, Nelson entregou ao ministro um relatório com as principais realizações em 2002.

Descentralização de recursos

Durante entrevista coletiva, momentos antes de iniciar a reunião com os dirigentes das UPs, o ministro Roberto Amaral disse que pretende descentralizar os investimentos em C&T, distribuindo-os melhor por todas as regiões do país. De acordo com Amaral, o fato de a reunião ter sido realizada em Belém demonstra a preocupação do governo federal com a Amazônia.

O jornal paraense O Liberal registrou a convocação do ministro para que as forças produtivas da sociedade, governos estaduais e prefeituras invistam recursos no desenvolvimento da ciência e tecnologia: "precisamos de muitos recursos e não pode ser só da União; tem de ser dos estados, de algumas prefeituras e do empresariado", conclamou Amaral. Ele disse que a pesquisa científica é capaz de trazer grande retorno para as empresas e que, portanto, é importante que haja uma contrapartida da iniciativa privada nos investimentos em C&T.

[RNP, 21.02.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

UFF e UFRPE inauguram enlace de 34 Mbps por rádio

As universidades são as duas últimas instituições a serem contempladas com a parceria Harris-RNP

[RNP, 21.02.2003]

Museu Goeldi ganha conexão mais veloz ao RNP2

Coordenador técnico do PoP-PA recebeu treinamento da Harris do Brasil para operar circuitos de rádio

[RNP, 19.11.2002]

UnB inaugura nova conexão de banda larga ao RNP2

Enlace de 34 Mbps por rádio foi ativado com equipamentos da parceria Harris-RNP

[RNP, 09.08.2002]