RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP transmite curso no Impa para 11 estados brasileiros

Colóquio de matemática dá prosseguimento aos eventos científicos


Transmissão de aula do curso do ImpaA RNP transmitiu para 11 estados do país o segundo módulo do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio, promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), entre os dias 21 a 25 de julho. Esta é a quarta vez que a RNP atua em parceria com o Impa na transmissão do curso. Nas salas de aula do instituto estiveram presentes 110 professores. Os participantes remotos somaram mais de 700, ou seja, cerca de 7 vezes mais que os presentes nas salas do Rio de Janeiro.

O programa do curso é realizado em módulos independentes que ocorrem durante as férias escolares. As atividades de cada módulo abordam tópicos selecionados das três séries e o treinamento é realizado em tempo integral durante uma semana. Pela manhã ocorrem aulas expositivas e à tarde os professores se organizam em grupos de trabalho.

Toda as aulas expositivas foram transmitidas em tempo real, através de videoconferência, para as instituições parceiras nos 11 estados brasileiros. A interação entre os professores se deu através de um programa de chat, que possibilitou o envio de perguntas na medida em que as questões eram apresentadas. As atividades que ocorreram pela tarde não foram transmitidas, tendo em vista seu objetivo de promover um debate local orientado por um professor voluntário em cada instituição. O último dia de aula foi reservado para perguntas e respostas via chat.

Auditório do curso do ImpaDe acordo com o coordenador do programa, o professor Elon Lages Lima, houve um grande interesse de todos os participantes em assistir às aulas. Segundo ele, a maior parte dos professores que assistiram ao curso remotamente é de cidades carentes do interior do Brasil e, por isso, têm grande interesse em ouvir profissionais mais experientes, com uma visão mais clara e objetiva dos assuntos que eles tentam ensinar com alguma dificuldade. Neste sentido, Lima encara a transmissão do curso e a parceria com a RNP como um trabalho meritório.

— A grande importância desta iniciativa é despertar o interesse dos professores do interior do país. Embora o curso seja de apenas uma semana, acho que é capaz de ampliar os horizontes desses professores e despertar uma série de atitudes mais tarde, como a continuidade dos estudos da matemática – afirma Elon.

Técnicos interagem via chat

Para viabilizar e assegurar uma boa transmissão, foram encaminhados técnicos para cada uma das instituições participantes. Através de outro chat, eles se comunicavam e trocavam experiências. Segundo o coordenador técnico do evento, Roberto Beauclair, a grande diferença entre o primeiro módulo, ocorrida em janeiro deste ano, e este, quanto à qualidade da transmissão, pôde ser percebida nas conversas nos chats.

— Nos primeiros eventos, o chat técnico registrava conversas como "a imagem travou, mas o som está bom", "estou ouvindo um zumbido", "congelou aqui, vou ter que dar um boot" e assim por diante. Atualmente o chat técnico se tornou um grande bate-papo, onde acabamos discutindo equipamentos, incentivando os locais a gerarem imagens próprias, verificando qualidade e perda de pacotes entre roteadores etc. É claro que ainda há problemas a serem resolvidos e o chat continua sendo a melhor maneira de resolvê-los. Por exemplo, é através dele que verificamos se as transmissões estão melhores em unicast ou multicast – explica Beauclair.

Beauclair não deixa de considerar também outros dois aspectos: a distância entre os estados e os horários de pico.

— Pelas distâncias envolvidas e os protocolos utilizados, é impossível não ocorrer delays. O que procuramos fazer é minimizar esse delay de forma a não comprometer a qualidade e nem a estabilidade das transmissões. Além disso, a Internet nacional tem alguns horários críticos já bem conhecidos em que ocorrem, ocasionalmente, algumas breves interrupções de poucos segundos. A RNP vem tentando, através de configurações no seu backbone, minimizar este efeito – diz Beauclair.

Colóquio de matemática também é transmitido

A parceria entre a RNP e o Impa foi concretizada em 2002 através do Instituto do Milênio em Matemática, programa do CNPq encarregado de custear as despesas do evento. O Programa de Aperfeiçoamento de Professores já foi financiado pela Faperj, através do programa Pró-Ciências e, em sua primeira fase, pelo instituto Vitae que também contou com o apoio da IBM.

Na semana seguinte ao curso para os professores do Ensino Médio, o Impa deu início ao Colóquio Brasileiro de Matemática, um encontro científico que vem reunindo bianualmente cerca de mil estudantes e pesquisadores de diversas áreas em Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Durante o evento ocorreram cursos básicos e avançados e palestras. O colóquio também foi transmitido pela RNP.

[RNP, 04.08.2003]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Impa CAPMEM2003/2

Vídeos das aulas

[RNP, 21.07.2003]


Notícias relacionadas:

Curso para professores de matemática do ensino médio é transmitido pela RNP

Impa utiliza rede acadêmica para alcançar mais professores

[RNP, 13.01.2003]


Outras referências:

Matemática do Ensino Médio

Programa de aperfeiçoamento de professores

[Impa]

24o Colóquio Brasileiro de Matemática

site do evento

[Impa]

Impa

Site do Instituto de Matemática Pura e Aplicada