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"O spam está virando uma indústria"

Incidentes de segurança são discutidos no 9º SCI


A tarde do dia 12 de novembro no Seminário de Capacitação Interna da RNP foi de discussões e relatos sobre incidentes de segurança e spam (aquelas indesejadas mensagens de propaganda que abarrotam a caixa de entrada do e-mail de todo o mundo).

O técnico do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS) Jacomo Piccolini apresentou a primeira palestra da tarde, fazendo a retrospectiva dos eventos de segurança em 2003 (ataques, worms, golpes por e-mail, clonagem de cartão, vulnerabilidades diversas etc.). Até outubro de 2003, o CAIS recebeu 16.552 notificações de incidentes de segurança, cerca de 4.000 a mais do que em todo o ano de 2002.

Um dos destaques da palestras de Piccolini foi a fraude pela Internet. O técnico do CAIS falou sobre as diversas mensagens falsas de bancos, enviadas com o objetivo de roubar dados dos correntistas. Ele mostrou alguns exemplos de sites clonados, como o do Banco do Brasil e do Itaú, e ressaltou a importância de educar os usuários para que eles não caiam neste tipo de golpe. De fato, o CAIS elegeu 2003 como o ano da fraude.

A expectativa do CAIS para 2004 é de uma média de 1.600 incidentes reportados por mês, um crescimento de cerca de 20% em relação à média deste ano. Também se espera o lançamento de novos worms e o aumento no número de spams.

— Nós provavelmente não vamos conseguir acabar com o spam porque ele está virando uma indústria. Tem gente que é paga para enviar spam e já existe software comercial anti-spam — alertou Piccolini.

O palestrante ressaltou, por fim, a participação do CAIS em diversos eventos nacionais e internacionais e o constante treinamento de seus técnicos.

Todo dia é dia de spam

A praga das mensagens virtuais não solicitadas foi tema da mesa redonda que se seguiu à palestra de Jacomo Piccolini. Foram convidados para debater o tema do tratamento de spam os profissionais da área de redes Gorgônio Araújo (Nexus/UFBA), Hermann Wecke (governo do estado de São Paulo/Movimento Anti-Spam Brasileiro), Ivo de Carvalho Peixinho (UFBA) e João Gualberto Rizzo Araújo (UFBA).

Além de apresentar histórica e conceitualmente o que é um spam, a mesa discutiu formas de bloquear mensagens não solicitadas, uso de listas negras e maneiras de localizar e até mesmo solicitar o cancelamento do domínio de um spammer. Foram discutidas também formas legais de ação. Gorgônio Araújo lembrou, por exemplo, a possibilidade de usar-se o Código do Consumidor contra os spammers.

[RNP, 14.11.2003]

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