| Hotline para os centros de operações de redesRNP integra sistema global de linha direta por voz para NOCs Desde a última sexta-feira, 21 de maio, o Centro de Engenharia e Operações da RNP (CEO) integra um sistema global de linha direta por voz com outros Centros de Operações de Redes (NOCs, do inglês Network Operation Centers) ao redor do mundo. Esta hotline permite que a resposta a crises e incidentes de segurança seja bem mais rápida do que antes da existência do sistema. Alex Soares de Moura, técnico do CEO, explica que o "Inter-Network Operations Center Dial-By-ASN (INOC-DBA) hotline phone system", como foi chamado pela organização que o criou, a Packet Clearing House, tem o objetivo de "prover um meio para interconexão direta entre NOCs e também de grupos de segurança dos provedores de infra-estrutura de redes". No momento, há cerca de 350 centros de operações conectados no INOC, realizando até mil ligações por dia. O sistema usa a tecnologia de voz sobre IP (VoIP) para criar uma rede na qual os números dos telefones IP são definidos pelos próprios números dos sistemas autônomos das redes (ASN, do inglês autonomous system number). Isso significa que, ao identificar um problema, o responsável por uma determinada rede pode ligar direto para o centro de operações da rede onde está a origem do problema, através da hotline, usando o ASN. É mais rápido do que, ao se deparar com um problema, tentar encontrar o número de telefone convencional da empresa responsável por uma rede, ligar para esta empresa e localizar alguém do centro de operações. As pessoas mudam, os números de telefone mudam e a telefonista da empresa pode não saber passar sua ligação para o setor correto. Com o INOC, a ligação é direta. O Comitê Gestor da Internet no Brasil, com o apoio do Registro.br, está incentivando organizações brasileiras a participarem deste projeto, aumentando assim o alcance do mesmo e proporcionando uma ferramenta importante na resolução de problemas para os operadores das redes brasileiras ou organizações com funções correlatas. Para participar, a RNP recebeu do Registro.br um telefone IP Cisco modelo 7940. [RNP, 26.05.2004] |