RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rio de Janeiro ganha escola de redes

Na inauguração, Escola Superior de Redes promove palestra sobre desafios, soluções e potencialidades da tecnologia VoIP


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura, no dia 28 de março, no Rio de Janeiro, a primeira unidade da Escola Superior de Redes (ESR) no Sudeste. Com a inauguração da nova unidade, a RNP pretende capacitar técnicos do estado, nos setores público e privado, para atuarem em projetos de infra-estrutura e de segurança de redes e ajudar a atender a demanda do mercado de TI por profissionais especializados.

Para introduzir seus cursos, a ESR promove uma série de palestras gratuitas sobre tecnologias de rede. A cada mês, um profissional da área debaterá temas relacionados ao dia-a-dia do profissional de TI. A primeira delas acontece já na inauguração da ESR, logo após a cerimônia de lançamento, e será dirigida principalmente aos setores executivos e de planejamento tecnológico de empresas e instituições. VoIP parece ser a palavra da moda. Quais os desafios, as soluções e as potencialidades por trás dessa nova tecnologia? é o título da apresentação que será feita pelo professor Paulo Aguiar, coordenador do laboratório de Voz sobre IP do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A palestra discutirá a tecnologia de voz sobre IP e suas múltiplas facetas.

A unidade da Escola Superior de Redes no Rio vai funcionar em três laboratórios dentro do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e vai ministrar cursos nas áreas de administração de sistemas, administração de redes, segurança, serviços e aplicações. Os laboratórios têm capacidade para 48 alunos e estão ligados à rede Ipê, a rede acadêmica avançada mais veloz da América Latina. "A metodologia desenvolvida é totalmente prática, com módulos de curta duração, aulas voltadas para o dia-a-dia do profissional e exercícios realizados sobre a infra-estrutura da rede acadêmica brasileira", explica Fábio Marinho, coordenador nacional da ESR.

A abertura da unidade contará com a presença do diretor-geral da RNP, Nelson Simões, do diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, Marco Antonio Raupp, e do diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Ricardo Magnus Osório Galvão.

Fábio Marinho explica que a ESR, que já funciona em Brasília desde outubro, foi criada para atender a demanda do mercado por profissionais da área de TI com formação prática. Segundo ele, a Escola se beneficia da competência da RNP, que criou a primeira rede nacional de acesso à Internet e opera, há 15 anos, essa infra-estrutura que integra as principais instituições de ensino superior e de pesquisa do país, um universo de cerca de 250 organizações. Outro diferencial é a experiência acumulada em mais de dez anos na capacitação profissional dos técnicos que garantem o funcionamento da rede. Os planos incluem a instalação, até 2009, de pelo menos uma unidade da ESR em cada um dos 27 estados brasileiros.

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o Laboratório Nacional de Computação Científica são parceiros da RNP na unidade da Escola Superior de Redes no Rio de Janeiro.

[RNP, 23.03.2006]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Escola Superior de Redes é inaugurada em João Pessoa

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa capacitará profissionais do Nordeste para projetos de inclusão digital na região

[RNP, 07.03.2006]


Outras referências:

Escola Superior de Redes RNP

Website da ESR


Assista à palestra do professor Paulo Aguiar, do NCE-UFRJ: