RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Organismos de saúde do Mercosul fazem primeira reunião virtual

Rede Clara possibilitou a videoconferência


Os países do Mercosul realizaram, no dia 6 de abril, a primeira reunião virtual do bloco, segundo informou a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde brasileiro. Participaram do encontro, via videoconferência, 26 pessoas, representantes dos países-membro do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e associados – Bolívia, Chile e Peru. O Equador não conseguiu participar e deverá estar presente em um próximo evento.

A reunião foi convocada pelo Núcleo de Articulação de Sistemas de Informação e Comunicação em Saúde do Mercosul justamente para discutir o uso da tecnologia para a condução de reuniões, o registro e a validação das discussões. O uso da videoconferência foi sugerido porque os coordenadores nacionais da Reunião de Ministros da Saúde no Mercosul (RMSM) perceberam que era necessário reduzir o número de reuniões presenciais – dado o alto custo inerente ao deslocamento das delegações dos países para tais reuniões – sem que houvesse perda no processo de negociação.

"A novidade permitirá a realização mais freqüente de reuniões técnicas e decisivas sem o custo das viagens dos integrantes dos diversos grupos de trabalho e comissões, além de aprimorar a qualidade dos contatos e agilizar as deliberações", diz o comunicado do Ministério da Saúde.

Esta experiência foi importante para que se detectassem as peculiaridades do sistema e se apontassem sugestões que facilitem e organizem as próximas videoconferências a serem feitas pelo grupo ou por outras comissões do Mercosul. Por exemplo, sugeriu-se que todos os países-participantes, ademais dos equipamentos de videoconferência, tivessem ao menos um computador conectado à Internet durante a reunião para troca de documentos e acesso a um chat (para a eventualidade de problemas na conexão de algum participante).

A videoconferência foi realizada com o apoio da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), que serviu de suporte para a transmissão de áudio e vídeo via Internet, e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. A próxima reunião virtual foi pré-agendada para o mês de maio, em dia a ser confirmado.

[RNP, 17.04.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas

Mais informações sobre a Clara