RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Termina o projeto Br6Bone

Rede Ipê está apta a operar com IPv6 em modo nativo


Em 6 de junho deste ano, termina o projeto Br6Bone, criado pela RNP em 1998 para incentivar o uso do protocolo IPv6 no Brasil. O projeto, elaborado pelo Centro de Engenharia e Operações da RNP, criou um backbone IPv6 virtual implantado sobre uma infra-estrutura IPv4 já existente. O objetivo dessa iniciativa era promover a utilização do protocolo entre os técnicos da RNP, de seus pontos de presença (PoPs) e de outras instituições, facilitando a transição para o chamado IPng, protocolo da Internet de nova geração. Tal iniciativa integra o projeto 6Bone mundial, criado pelo antigo grupo de trabalho ngtrans do Internet Engineering Task Force (IETF), organização aberta que cuida da engenharia da Internet.

Na prática, o projeto permitiu que informações geradas em IPv6 trafegassem em um percurso IPv4, protocolo predominante na Internet, interligando todos os participantes do projeto em uma rede virtual, para experimentação e desenvolvimento do protocolo. O IPv4 está em uso há quase 20 anos e já apresenta alguns problemas. Tem capacidade para suportar 4 bilhões de endereços, espaço já bastante comprometido. Segundo especialistas, a previsão para a exaustão de todos os endereços IPv4 livres para atribuição a operadores é janeiro de 2014, o que significa que a adoção definitiva da versão 6 do protocolo de Internet (IP) em lugar da versão 4 é inevitável em um futuro próximo.

O IPv6 aprimora a versão 4 em muitos aspectos, sobretudo em áreas como autoconfiguração de endereços, endereçamento hierárquico, além de espaço para endereçamento, que, na versão 6, tem 128 bits. Outras vantagens do IPv6 são sua capacidade de suportar classes de serviços diferenciadas, prevendo o surgimento de novos serviços sobre IP, e a mobilidade que esse protocolo oferece, permitindo que seus utilizadores possam ser contactados em qualquer rede através do seu endereço IPv6 de origem.

A RNP já implementou a versão 6 do protocolo em seu backbone e dispõe de condições para fornecer serviços de conectividade IPv6 de produção a suas instituições usuárias. O fim do projeto BR6Bone segue a recomendação da RFC3701.

[RNP, 24.04.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

IPv6

Mais informações sobre IPv6 na RNP