RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Grupos de Trabalho apresentam evolução de experimentos no WRNP

A programação do evento já foi divulgada


O Workshop RNP, que será realizado em Belém nos dias 28 e 29 de maio, novamente dará destaque aos projetos colaborativos desenvolvidos pelos grupos de trabalho em inovação da RNP. Este ano serão apresentados os resultados dos experimentos em Automatização de Diagnóstico e Recuperação de Falhas (ADReF), Gerência de Vídeo (GV), Infra-estrutura para ensino a distância (IEAD), Medições , Rede Mesh, TV Digital (TV), Comunidade Virtual em Grade (VCG) e Chaves Públicas (ICPEDU).

O GT ADReF tem como objetivo a investigação de falhas comuns encontradas na operação e manutenção de redes de alta velocidade da RNP e o desenvolvimento de mecanismos automatizados de diagnóstico e correção destas falhas. Um dos pontos de destaque da proposta é o Editor de Testes, que implementa uma linguagem gráfica de programação de testes. Esta linguagem visual é bastante intuitiva e simples, o que vai facilitar o trabalho dos operadores de rede na elaboração de testes complexos.

O GT Medições 2 pretende implantar uma infra-estrutura baseada em serviços que disponibiliza o acesso a dados de medições como atraso, variação do atraso, perda e largura de banda disponível. A base desta infra-estrutura é o ambiente piPEs-BR/GFD, que está sendo desenvolvido em sintonia com o ambiente perfSONAR, um projeto realizado pelas redes acadêmicas Internet2 (EUA), Géant (Europa), RNP (Brasil), além da rede americana de físicos Energy Science Networking (ESnet). Os objetivos GT Medições 2 são a implantação de uma infra-estrutura de monitoramento fim-a-fim para o piloto do Projeto Eela (E-Infrastructure Shared Between Europe and Latin América), que visa a promover o compartilhamento de informações entre a UFRJ (Brasil), a Ciemat (Espanha) e a Unam (México); e a ampliação dos pontos de medição da rede Ipê.

Já o GT de Gerência de Vídeo está implantando o serviço piloto video@rnp, que pretende oferecer à comunidade acadêmica e científica brasileira uma ferramenta para distribuição de conteúdo multimídia que permita o acesso com funcionalidades de publicação, busca, exibição de mídia, personalização de acesso, administração e gerência de serviços. Para isso, estão sendo integrados à plataforma desenvolvida pelo GT de Gerência de Vídeo os servidores da Rede de Vídeo Digital da RNP, que fornecem a infra-estrutura de distribuição e as ferramentas desenvolvidas pelo GT Medições.

Visando à transmissão de multimídia interativa entre instituições ligadas à rede Ipê, o GT IEAD está desenvolvendo um ambiente completo em software e hardware. Uma das preocupações do projeto é fomentar soluções de baixo custo para as instituições. O software está sendo desenvolvido no conceito de software livre e o projeto do hardware utiliza uma abordagem de sistemas embarcados de baixo consumo e custo. No WRNP, dois apresentadores farão transmissão simultânea, demonstrando controle de usuários via suíte; controle de comunicação entre a suíte, os participantes e os apresentadores; e recepção do sinal em multicast pelos participantes em software e hardware.

O GT Mesh, em sua segunda fase, está aperfeiçoando o protótipo de um roteador mesh sem-fio e realizando a expansão da rede implantada em 2006 nas regiões próximas do campus da Praia Vermelha da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). O GT demonstrou a viabilidade do uso de redes mesh para construção de redes de acesso banda larga de baixo custo, sendo a primeira experiência universitária brasileira bem sucedida na construção de redes mesh. Para a nova etapa, pretende-se implantar dois outros projetos-pilotos, nas proximidades da UFPA, em Belém, e da UTFPR e PUC-PR, em Curitiba.

Já o GT TV criou, em caráter experimental, uma plataforma que facilita o acesso de usuários ao conteúdo de canais de TV utilizando a rede de vídeo digital da RNP. Todo o suporte à inclusão e transmissão desses canais foi incluído na plataforma. Nesta etapa, o principal objetivo é o uso da infra-estrutura desenvolvida para transmissão de canais de interesse da RNP e de suas instituições parceiras, criando a Rede de Televisão Digital da RNP (RTD RNP).

O GT VCG (em português, Comunidade Virtual em Grade) pretende promover a formação de uma grade computacional de fácil acesso na rede Ipê. O intuito é estimular a colaboração entre grupos de pesquisa usuários da rede por meio da disponibilização de seus recursos computacionais.

A RNP incentiva a implantação de soluções de certificação digital nas instituições parceiras. Por essa razão, vem desenvolvendo, através dos grupos de trabalho, uma infra-estrutura de chaves públicas educacional (ICP-EDU). Atualmente, está sendo implantado um serviço piloto com base em trabalhos desenvolvidos pelo GT ICP-EDU: um software de gestão de certificados, um hardware seguro para armazenar a chave privada das instituições e um smart card virtual para armazenar a chave dos usuários. Esta atividade inclui o desenvolvimento de um modelo de governança, a elaboração das políticas de certificado e das práticas de certificação, além da definição e da documentação de todos os procedimentos e cerimônias.

GT- RNP - O programa Grupos de Trabalho RNP foi lançado em 2002 para viabilizar projetos entre a RNP e grupos de pesquisa nacionais, que demonstrem a viabilidade de uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores. Nos GTs são desenvolvidos projetos-pilotos que poderão ser oferecidos, posteriormente, como novos serviços aos usuários da rede RNP, que requerem uma infra-estrutura de rede Internet avançada. O WRNP, que reúne a elite da comunidade de redes no país, é o ambiente ideal para a demonstração dos resultados de trabalhos com novas tecnologias que podem se transformar em serviços para a comunidade acadêmica usuária da rede Ipê.

Confira a programação do evento em http://www.rnp.br/wrnp/2007/programa/.

[RNP, 17.05.2007]

Consulta em noticias

 


Veja também:

8º Workshop RNP

Site do evento

Grupos de Trabalho 2006-2007

Mais informações sobre os GTs


Notícias relacionadas:

Workshop da RNP discute o uso de redes ópticas na última milha

Pesquisas na Amazônia podem se beneficiar das redes avançadas

[RNP, 18.04.2007]