RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Profissionais da DI e da Rute participam de conferência internacional

Aspectos técnicos de redes híbridas são discutidos


O diretor de Inovação e a gerente de P&D da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Michael Stanton e Iara Machado, participaram em janeiro, com mais de 300 especialistas em redes avançadas, da conferência internacional Techs in Paradise (TIP 2008), realizada a cada quatro anos na Universidade do Havaí. O coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), da RNP, Luiz Ari Messina, também participou da conferência, com uma apresentação remota sobre este projeto.

O principal motivo da participação de Michael e Iara foi a oportunidade de assistirem a diversas apresentações e discussões a respeito do uso de circuitos fim a fim para o transporte de datagramas IP em lugar da tradicional tecnologia de redes de roteadores. Nos últimos três ou quatro anos, várias das redes acadêmicas mais avançadas do mundo vêm adotando a arquitetura híbrida, na qual são mantidos, simultaneamente, as tecnologias de roteamento de datagramas e o aprovisionamento de circuitos fim a fim. Normalmente, estes circuitos são usados apenas para aplicações que utilizam grande capacidade de transporte, como nos casos de grades computacionais ou aplicações de vídeo de alta definição, e protegem outras aplicações do eventual congestionamento da rede provocado por estas.

Segundo Michael Stanton, a TIP 2008 foi a primeira conferência técnica realizada depois do lançamento em outubro de 2007, pelas redes de pesquisa norte-americanas Internet2 e ESNET (Energy Sciences Network), da chamada Dynamic Circuit Network (DCN), na qual circuitos fim a fim podem ser aprovisionados dinamicamente, por curtos períodos de tempo e passíveis de agendamento. Na opinião dele, a automação do aprovisionamento de circuitos torna muito mais atraente a arquitetura híbrida. O diretor de Inovação da RNP é favorável à adoção do uso de circuitos dinâmicos pela RNP. “Imagine a possibilidade de configuração de circuitos em segundos ou minutos, em vez de semanas. Isto é permitido por esta nova tecnologia”, explica.

Os colaboradores da Diretoria de Inovação (DI) da RNP dedicaram especial atenção ao GLIF Working Group Meeting, encontro semestral que aborda redes híbridas. Esta parte da programação foi promovida pelo Global Lambda Integrated Facility (GLIF), uma organização internacional virtual que tem entre seus participantes redes nacionais de ensino e pesquisa que adotaram a arquitetura híbrida. Michael e Iara também participaram do Dynamic Circuit Network Workshop, que ensinou a configuração e uso experimentais numa rede de teste dos novos recursos agora disponíveis nas redes de produção.

Já o Joint Techs Workshop reuniu principalmente técnicos de instituições ligadas às redes Internet2 e ESNET. Nesta reunião, foram discutidos diversos aspectos técnicos de redes híbridas, com apresentações de projetos que estão sendo conduzidos nestas duas e em outras redes. Também foi bastante discutida a necessidade de proceder com a adoção ampla do IPv6, pois vários estudos recentes indicam que a atual taxa de consumo de novos endereços IPv4 poderá continuar apenas até 2010.

Na reunião da Asia-Pacific Advanced Network (APAN), houve apresentações de várias áreas desenvolvidas em ambiente de redes, como a de agricultura, cultura, medicina, segurança de rede, e-ciência, middleware e HDTV (TV de alta definição). Na sessão de medicina foi feita uma apresentação da Rute/RNP por seu coordenador, Ari Messina.

Sobre a sessão de middleware, Iara Machado disse haver uma expectativa de uso de certificados digitais para serviços que são configurados pelos próprios usuários e, principalmente, quando o serviço depende de uma soma dos recursos providos por redes acadêmicas distintas.

A participação no evento deve render bons frutos para a RNP. Um dos coordenadores do Research Channel, canal de TV pela Internet que viabiliza vídeos sob demanda com conteúdos produzidos por instituições de ensino e pesquisa, convidou a RNP, através de Iara Machado, a participar do Supercomputing 2008, que acontecerá em novembro e terá como tema central a música. A idéia foi bem-recebida na DI, e a equipe pretende fazer uma transmissão de alta definição e sem compressão, o que significará uma apresentação com alta qualidade e em tempo real, com um mínimo de 1,5 Gigabits por segundo de banda disponível fim a fim.

[RNP, 12.02.2008]

Consulta em noticias