RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Minas Telecárdio completa dois anos em junho

Quatro das cinco universidades participantes são membros da Rute


Eletrocardiogramas de municípios do interior são avaliados a distância por HUs do Minas Telecárdio

No mês de junho, o projeto Minas Telecárdio completará dois anos de atendimento ao público. O projeto interliga unidades de saúde de 82 municípios do interior de Minas Gerais e os hospitais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os quatro primeiros são usuários da infra-estrutura e equipamentos oferecidos pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia coordenada pela RNP.

Uma das atividades principais do Minas Telecárdio é a realização de eletrocardiogramas a distância. Os hospitais da UFMG, UFMT e UFU se revezam em um sistema de plantões, possibilitando atendimentos de segunda à sexta-feira, 12 horas por dia. Os exames são realizados nos municípios do interior e transmitidos por webconferência para os hospitais universitários, onde especialistas avaliam o eletro e dão o diagnóstico, que pode ser on-line (em tempo real) ou off-line.

As atividades do plantão de telecardiologia, coordenadas pelo centro de Telessaúde da UFMG, foram iniciadas em junho de 2006. Entre esta época e dezembro de 2007 foram realizados 33.702 eletrocardiogramas, 1.029 atendimentos de urgência, 370 plantões médicos e 385 teleconsultorias.

Além dos atendimentos em cardiologia, o Minas Telecárdio promove ainda atividades de teleducação e teleconsultoria, com palestras e discussões de caso. Os hospitais universitários também utilizam a infra-estrutura da Rute para manter contato entre si e com outros hospitais universitários do Brasil.

O Minas Telecárdio é uma iniciativa do governo do Estado de Minas Gerais e tem recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Para mais informações sobre o projeto, acesse: http://www.minastelecardio.hc.ufmg.br/.

[RNP, 17.03.2008]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Rede Universitária de Telemedicina

Site da Rute