RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Iniciativa Serviços Digitais para a Saúde avança

Elaboração do plano diretor de integração de redes e serviços já foi iniciada


Em junho, a empresa Consultic, de Florianópolis (SC) foi a selecionada para realização do levantamento, planejamento e acompanhamento da implantação do Autonomous System (AS - um bloco próprio de endereços IP) para uso do Ministério da Saúde. O processo de implantação será realizado em conjunto com o departamento de informática do SUS (Datasus). Esta ação ocorre dentro da iniciativa Serviços Digitais para a Saúde, uma parceria entre a RNP e o Ministério da Saúde (MS), que tem o objetivo de disponibilizar serviços de tecnologia de redes, inovação e educação para uso por parte de áreas do MS.

A RNP participa desta iniciativa implantando serviços para prover infra-estrutura de serviços (hardware e software, treinamento de profissionais e fornecimento de conexões de rede) para desenvolvimento de aplicações de colaboração à distância em saúde. Essas atividades acontecem em três áreas específicas do MS: Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)/ Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES); Qualisus; e Datasus.

Os últimos progressos desta iniciativa não se resumem à escolha da empresa para a implantação do AS. No âmbito Datasus/Qualisus, também foram encaminhados e instalados kits de videoconferência em oito secretarias de saúde, cinco estaduais (Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Goiás) e três municipais (Recife, Belo Horizonte e Florianópolis) que fazem parte do projeto Qualisus. Estes kits instalados nestas secretarias compõem a rede de videoconferência do MS.

Ainda no âmbito Qualisus/Datasus, o ante-projeto para a integração do serviço de VoIP do MS ao fone@RNP foi aprovado pelo Datasus no final de abril. O treinamento está sendo realizado nesta semana (7 a 11 de julho) para as equipes do Datasus do Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis.

Em relação às atividades do âmbito SGTES/DEGES, os contratos dos enlaces (2Mbps) para os 32 futuros embriões de núcleos do Telessaúde Brasil estão em andamento. Em julho, serão iniciadas as distribuições dos kits de equipamentos (servidores, desktops, roteadores, switches, pontos de acesso para wi-fi e licenças de PVX para videoconferência) para 11 destes 32 pontos.

Além disto, serão capacitados a operar os serviços de videoconferência os técnicos dos 26 núcleos do Datasus, da sede do MS em Brasília e das oito secretarias de saúde. A primeira turma (Datasus e MS Brasilia) será treinada entre os dias 14 e 18/07. A segunda, (Datasus e secretarias estaduais) entre 28 e 1/08.

A experiência e as informações adquiridas ao longo da realização da iniciativa Serviços Digitais para a Saúde servirão de base para o plano diretor, onde estarão estabelecidas as metas para a plena integração das redes e serviços que serão oferecidos pela RNP ao MS. Em junho, a consultoria especializada que foi contratada para a elaboração do plano diretor preparou uma apresentação com as diretrizes básicas do plano em reunião no MS, que está avaliando a proposta da estrutura deste.

[RNP, 09.07.2008]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Piloto entre RNP e MS completa um ano

Iniciativa com ações em três áreas do MS mostra primeiros resultados

[RNP, 28.03.2008]