RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

MCT inaugura rede acadêmica de alta velocidade e núcleo de telessaúde em Fortaleza

Rede vai interligar universidades e institutos de pesquisa


Um projeto que interliga via internet várias instituições de ensino superior e de pesquisa promete revolucionar o processo de desenvolvimento científico em Fortaleza. No dia 9 de setembro, será inaugurada a Rede Metropolitana de Fortaleza (GigaFor), infra-estrutura de fibras ópticas de 1 Gbps de capacidade que possibilitará o uso de aplicações avançadas e a troca de grande volume de dados entre os principais centros de ensino e pesquisa do país. O evento de inauguração acontece no Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus do Pici, às 15h30.

No mesmo dia, será inaugurado o Núcleo de Telessaúde da UFC, do qual fazem parte o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, que estará totalmente equipada até o fim do ano. Tanto o hospital quanto a maternidade são membros da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A Rute visa a aprimorar a infra-estrutura para telessaúde presente nos hospitais universitários e a promover a integração dos projetos existentes nesta área.

A GigaFor é fruto do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). Assim como a Rute, a Redecomep é uma iniciativa do MCT coordenada pela RNP. Redes semelhantes à GigaFor já estão em operação em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal, Natal e São Paulo. A previsão é de que, até o fim de 2008, mais seis redes metropolitanas estejam operacionais no país.

Com 15 instituições participantes e 54 km de extensão, a rede de Fortaleza foi implantada pela RNP com R$ 840 mil de investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e auxílio de parcerias com o Governo do Estado do Ceará, a prefeitura de Fortaleza e a Companhia Energética do Ceará (Coelce). A GigaFor vai facilitar e ampliar a integração entre universidades e unidades de pesquisa. Instituições que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.

A GigaFor propiciará um incremento das atividades do país na área espacial ao permitir a transferência em alta velocidade de dados científicos gerados na estação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Eusébio (CE). Com o aumento da largura de banda proporcionado pela rede, o INPE poderá participar dos mais modernos experimentos de aplicações de Redes de Rádio Telescópios existentes hoje no mundo.

Na área de telessaúde, a UFC, integrante tanto da GigaFor quanto da Rute, realiza uma série de atividades que poderão ser melhoradas e expandidas. Dentre elas, destacam-se: a coordenação do SIG Teledermato, um dos Grupos Especiais de Interesse da Rute, que promove videoconferências periódicas entre médicos do Brasil e Miami para palestras e discussão de casos médicos de dermatologia; e o atendimento a distância, nas áreas de cardiologia e dermatologia, a pacientes em unidades de saúde do interior do estado, no âmbito do piloto do Ministério da Saúde (Telessaúde Brasil).

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP tem como missão promover o uso inovador de redes avançadas no país. A RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê, com financiamento dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação. A rede Ipê é uma infra-estrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa. Alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 400 instituições e mais de um milhão de pessoas.

A RNP também atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infra-estrutura de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep)

O projeto Redecomep é uma iniciativa do MCT, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenado pela RNP. Tem como objetivo implantar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do País, baseadas no uso de infra-estrutura óptica própria, para interligar instituições de pesquisa e ensino superior em nível local e integrá-las em nível nacional pela Rede Ipê.

O modelo de gestão visa à auto-sustentação da operação e manutenção das redes por meio da formação de parcerias com empresas que possuem infra-estrutura física, bem como com governos nos âmbitos municipal, estadual e federal.

http://www.redecomep.rnp.br/

Rede Universitária de Telemedicina (Rute)

A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenada pela RNP. Através do aprimoramento da infra-estrutura para telessaúde dos hospitais universitários brasileiros, a Rute promove a integração dos projetos existentes nesta área. A Rute é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue).

Em sua primeira fase, a Rute reunia 19 instituições, em 14 estados do Brasil. Depois da expansão do projeto, a rede passou a incluir ao todo 57 instituições, distribuídas em todos os estados brasileiros. A Rute já inaugurou hospitais universitários em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, Bahia e São Paulo.

http://www.rute.rnp.br/

[RNP, 08.09.2008]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

MCT inaugura rede acadêmica de alta velocidade em São Paulo

Com 145 km de extensão, MetroSampa foi implantada pela RNP com investimentos da Finep e do Nic.br

[RNP, 18.08.2008]

MCT inaugura primeira rede de educação e pesquisa da região Nordeste

Rede Metropolitana de Natal (RN) faz parte do projeto Redecomep da RNP

[RNP, 24.04.2008]


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa

Rede Universitária de Telemedicina

Site da Rute