RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Reunião inaugural da CAFÉ


No mesmo dia reunião da ICP-EDU, também foi realizada a reunião inaugural do serviço experimental Comunidade Acadêmica Federada (CAFÉ). O objetivo é implantar uma federação de instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Essa federação permitirá que um usuário mantenha todas as suas informações apenas na sua instituição de origem, podendo, ao mesmo tempo, acessar serviços web oferecidos pelas demais instituições que participam da federação.

A iniciativa possibilita que cada usuário tenha uma conta única (single sign-on), válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique sempre, e apenas, em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias para as demais.

Na CAFÉ, a idéia é que as universidades atuem em dois papéis, de provedor de serviço (de educação, consulta) e de provedor de identidade (como instituição de origem do usuário). A RNP será o repositório centralizado com dados sobre os provedores de serviço e provedores de identidade que formam a federação.

Entre os serviços que podem ser disponibilizados estão as ferramentas de colaboração (moodle, wiki), as de comunicação (VoIP, videoconferência) e serviços externos (desconto para estudantes, editoras, ou iniciativas como o Dreamspark da Microsoft).

A Federação CAFÉ é resultado de uma etapa anterior, o projeto e-aa (Infra-Estrutura de Autenticação e Autorização), iniciado em julho de 2007, com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Além destas instituições, que participam diretamente do desenvolvimento, serão incorporadas ao piloto da federação a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade de São Paulo (USP).

[RNP, 19.09.2008]

Consulta em noticias

 


Notícia principal:

RNP participa de workshop sobre certificação digital

Instituições buscam avanços na área de segurança


Outras coordenadas:

Reunião inaugural da ICP-EDU