RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede Metropolitana de Macapá é inaugurada


O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugurou no dia 15 de dezembro, às 10h, a Rede Metropolitana de Macapá, infra-estrutura de comunicação de alto desempenho que integrará as principais instituições de ensino e pesquisa do estado. A cerimônia aconteceu no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no campus universitário Marco Zero. O evento contou com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia Sergio Rezende; o diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, o Governador do Amapá, Waldez Góes; o reitor da UNIFAP, Prof. Dr. José Carlos Tavares Carvalho, além de representantes de instituições parceiras.

A Rede Metropolitana de Macapá faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela RNP, a instituição responsável pela rede acadêmica brasileira, que provê conectividade a mais de 350 instituições. O objetivo da Redecomep é implantar redes metropolitanas de alta capacidade, viabilizando o desenvolvimento científico através da integração e colaboração entre universidades e centros de pesquisa brasileiros.

A comunidade acadêmica e de pesquisa do Amapá passou a contar com um serviço avançado de comunicação, que permite a troca de informações em alta velocidade, a utilização de recursos de comunicação via Web (como as videoconferências), o compartilhamento da produção acadêmica e o desenvolvimento de projetos de educação a distância. A Rede Metropolitana tornará a interação entre seus integrantes mais ágil, além de representar uma alternativa com melhor relação custo-benefício.

O investimento total para implantação da rede foi de aproximadamente 1,6 milhão de reais e a Redecomep contou com a parceria da Companhia de Eletricidade do Amapá, que disponibilizou a infra-estrutura para a passagem da fibra óptica. Redes Metropolitanas nos mesmos moldes já operam no Rio Grande do Norte (GigaNatal RN), Ceará (GigaFOR), Amazonas (MetroMAO), Pará (Metrobel), Espírito Santo (Metrovix), Distrito Federal, Santa Catarina (Remep) e em São Paulo (MetroSampa).

Com 38 km de extensão, a Rede Metropolitana de Macapá interliga seis instituições com velocidade de conexão de 1 Gigabit por segundo e capacidade de ampliação ilimitada nos próximos 20 anos. São elas a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Universidade do Estado do Amapá (UEAP), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – AP), o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-AP) e o Processamento de Dados do Amapá (PRODAP).

[RNP, 18.12.2008]

Consulta em noticias