RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP lança Service Desk para atendimento de usuários da Universidade Aberta do Brasil


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura hoje um Service Desk dedicado ao suporte e atendimento para o serviço de conferência web voltado ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A equipe esclarecerá dúvidas sobre os recursos disponíveis nas salas virtuais de conferência web por email e telefone.

O projeto coordenado pela Gerência de Projetos Especiais da Diretoria Geral da RNP, com a participação da equipe do Serviço de Tecnologia da Informação (STI) da RNP, foi motivado pelo plano de trabalho acordado com a Secretaria de Ensino a Distancia (SEED) do Ministério da Educação (MEC).

O novo serviço, diretamente subordinado à Coordenação de Serviços da RNP, funcionará em seu primeiro mês de segunda à sexta, das 8h às 22h, aos sábados de 8h às 18h e aos domingos de 12h às 22h. Futuramente, o Service Desk passará a operar nos finais de semana no mesmo horário dos dias úteis, atendendo exclusivamente às duvidas encaminhadas pelos Coordenadores da UAB.

A comunidade UAB é formada por coordenadores, professores, tutores e alunos das graduações à distância. O grande número de usuários das salas virtuais indicou a necessidade de um atendimento exclusivo. Contratada durante o projeto de estruturação do serviço, a equipe do Service Desk para UAB foi preparada pelo STI por meio de workshops e treinamentos específicos sobre os recursos e aspectos técnicos da conferência web.

A RNP é responsável pela disponibilização de salas virtuais no ambiente de conferência web para a UAB. Estão previstas 350 salas, das quais 82 já estão instaladas. Um plano de treinamento continuado foi desenvolvido para que os representantes das Instituições de IES integrantes da Coordenação da UAB fossem instruídos no uso desta ferramenta. Um dos objetivos do treinamento ministrado pela ESR foi preparar estes profissionais para replicar o conteúdo das aulas nas IES e pólos presenciais do sistema UAB, preparando o maior número possível de usuários para utilização das salas virtuais.

Além de ser parceira da UAB ao prover soluções em tecnologias da informação e comunicação (TICs) para educação superior a distância, a RNP hospeda outros serviços da UAB em seu Internet Data Center (IDC), como PortalUAB, ambiente que integra os recursos disponibilizados pelo UAB a seus alunos e instrutores; a UABteca, a biblioteca virtual; o SisUAB, o sistema de gestão de ensino à distância e o AtUAB, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle - software livre utilizado no AVA - para facilitar a colaboração entre coordenadores e professores em todo o país.

[RNP, 04.05.2009]

Consulta em noticias