| Encontro de coordenadores da UAB permite troca de experiências entre IES da Região SulDurante o mês de maio, foi realizado o II Encontro Regional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Curitiba (PR). A RNP marcou presença no evento, apresentando o conferência web, um dos serviços oferecidos ao sistema UAB. A reunião permitiu que membros da coordenação geral da UAB, das Instituições de Ensino Superior (IES) e pólos presenciais trocassem experiências e discutissem o andamento dos cursos e pólos da região sul. Participaram do evento o Diretor Adjunto de Soluções, Gorgônio Araújo, representando a gerente da parceria com a UAB, Graciela Martins, e o coordenador de serviços nacionais de TI da RNP, Jean Carlo Faustino, que fez uma apresentação sobre o uso do serviço conferência web pelos participantes da comunidade UAB. De acordo com Gorgônio, o encontro dos coordenadores da região sul foi uma oportunidade para ouvir relatos de usuários do serviço, que demonstraram sua satisfação com as salas virtuais em funcionamento e destacaram os benefícios do uso da tecnologia para a educação a distância. A parceira entre a RNP e a UAB prevê a disponibilização de serviços em tecnologias da comunicação e informação (TICs). As salas de aula virtuais no ambiente conferência web estão entre as soluções previstas. A expectativa é implantar inicialmente 350 salas, das quais 82 já estão em operação a infraestrutura destas salas está pronta para atender a demanda atual, mas para que elas sejam utilizadas é necessário que os coordenadores da UAB tenham pessoal capacitado nos pólos presenciais e solicitem a abertura da sala. Além de falar sobre a ferramenta conferência web, Jean descreveu como a RNP administra este serviço levando em conta as necessidades de um cliente como a UAB, uma comunidade que representa milhares de usuários finais. Um dos diferenciais da RNP é que o sistema tem vários administradores do serviço, realizado de forma que o cliente sempre possa contar com profissionais treinados para o suporte técnico da ferramenta. Outro tema abordado foi o início das operações do service desk, voltado para o atendimento da UAB no âmbito do conferência web. Segundo Jean, foi elaborado um modelo de atendimento hierarquizado: os profissionais de TI dos pólos presenciais tentam resolver as dificuldades técnicas no local; caso precisem de auxílio, entram em contato com a equipe da IES responsável pelo pólo. Caso estes técnicos tenham necessidade de apoio, entram em contato com o service desk por email ou telefone. Jean disse que a participação no encontro foi uma oportunidade para tirar dúvidas de usuários da ferramenta e de coordenadores interessados que ainda não dispõem de salas virtuais. A parceria com a UAB é uma das iniciativas previstas pelo projeto entre a RNP e a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (Projetos SEED e SEED2). [RNP, 22.05.2009] |