| GTs-RNP mostram seus resultados no Rio de JaneiroGrupos de Trabalho apresentaram protótipos e propostas para serviços-piloto
Nos dias 5 e 6/11, no escritório da RNP no Rio de Janeiro, os oito Grupos de Trabalho (GTs) da RNP do período 2008-2009 apresentaram os resultados de seus trabalhos no último ano.
O programa GT-RNP há sete anos viabiliza o desenvolvimento de projetos colaborativos entre a RNP e a comunidade brasileira de pesquisa, visando a ampliação dos serviços oferecidos pela RNP a seus usuários. Cada GT desenvolve um projeto específico, propondo e demonstrando a viabilidade de um novo protocolo, serviço ou aplicação. Transmitidas por videoconferência e conferência web, as apresentações do dia 5 e 6/11 puderam ser acompanhadas tanto por colaboradores da RNP quanto por parceiros e outros interessados nas áreas de estudo em questão.
A tarde do dia 5/11 foi dedicada à apresentação dos GTs de primeira fase, cujo objetivo é desenvolver e demonstrar um protótipo de um novo serviço:
- GT BackStreamDB - Monitoramento de Tráfego de Backbones Baseado em Sistema Gerenciador de Streams de Dados (SGSD): apresentou um protótipo de uma solução distribuída para monitoramento de tráfego capaz de gerar medições de fluxo, requisitadas pelo administrador em tempo real.
- GT MundosVirtuais - Educação e Pesquisa em Mundos Virtuais: desenvolveu um ambiente para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa em mundos virtuais.
- GT FEB - Federação de Repositórios Educa Brasil: implementou uma federação de repositórios de Objetos de Aprendizagem (OAs), provendo uma solução eficiente para o reuso destes OAs a partir de um único ponto de busca, contemplando objetos acessíveis em múltiplas plataformas, tais como: Web, TV Digital e dispositivos móveis.
- GT MDA - Grupo de Trabalho de Mídias Digitais e Arte: implementou uma infraestrutura para suporte à realização de eventos midiáticos distribuídos (ex: peças, concertos, apresentações de dança), conectando em tempo real pessoas e mídias digitais em locais diversos através de redes de computadores de alta capacidade.
Segunda fase e novos grupos
A manhã do dia 6/11 foi reservada para as apresentações dos GTs que já estão na segunda fase, ou seja, que já implementaram protótipos ao longo de 2007-2008 e, durante este ano, trabalharam refinando o mesmo e implantando um piloto envolvendo um pequeno conjunto de potenciais usuários do serviço proposto. São eles:
- GT EDAD2 - Educação a Distância: apresentou a proposta de um serviço piloto de educação à distância por meio de aulas pré-gravadas e interativas, baseado no sistema multimídia RIO (Randomized I/O Multimedia Storage Server).
- GT Travel2 - Transporte em Alta Velocidade: mostrou uma solução para a melhoria do desempenho de aplicações que utilizam o protocolo TCP para transporte confiável de grandes volumes de dados.
- GT MV2 - Sistema para Construção e Manutenção de Museus Virtuais 3D e 2D: apresentou um sistema para a construção e manutenção de museus virtuais, que permite a disponibilização de acervos (quadros, imagens em 3D e sons) em um ambiente virtual e dinâmico, acessível pela rede.
- GT Overlay2 - Redes de Serviços Sobrepostos: apresentou uma extensão da rede de distribuição de vídeo digital da RNP (RVD) através da interconexão desta a outras redes acadêmicas, possibilitando que qualquer usuário da RNP se beneficie com o acesso otimizado a conteúdos gerados em diferentes instituições acadêmicas e de pesquisa do país.
Em setembro, a RNP lançou o edital para os GTs do período 2009-2010. O resultado desta seleção de propostas, ou seja, dos novos GTs de primeira fase, está previsto para ocorrer no dia 13 de novembro, quando também serão anunciados os GTs que foram aprovados para a segunda fase em 2010. [RNP, 09.11.2009] | Índices de notícias: 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004 | 2003 | 2002 | 2001 | 2000 | 1999 | 1998 |