RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

CTIC faz palestra na arena principal da Campus Party

Foram apresentados projetos de fomento à TV Digital no Brasil


O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) apresentou, nesta sexta-feira, dia 29, os projetos que fomenta na Campus Party, o maior evento de Internet do país.

Incubado na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o CTIC está instituindo redes temáticas com a finalidade de desenvolver produtos e serviços inovadores em Tecnologias da Informação e Comunicação.

O primeiro trabalho exposto aos campuseiros foi o GingaRAP & GingaFrEvo. Apresentado pelo coordenador de projetos do CTIC, Sergio Terzella, ele prevê a criação de ferramentas de suporte a autoria e difusão de dados em conformidade com o middleware Ginga, camada de software padrão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) para interatividade, e o desenvolvimento do Ginga para plataformas ligadas a Internet.

Coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o projeto também foi demonstrado ao público do evento por seus pesquisadores, que estão desenvolvendo uma série de aplicativos de interatividade para a TV Digital.

Em seguida, Sergio falou sobre o H.264-SETUP, que busca adequar a configuração do H.264/MPEG-4 AVC, padrão de codificação de fontes de vídeo escolhido para o SBTVD, a fim de obter vídeos de alta qualidade para as mais variadas plataformas (celular, alta definição etc.) e para diferentes tipos de programas (telejornais, filmes, desenhos animados).

O terceiro projeto tratado na apresentação foi o ALTATV, que está formando uma rede temática de pesquisa sobre os terminais de acesso, contribuindo para o desenvolvimento de receptores de baixo custo e interativos. Estes possibilitarão ao usuário a utilização de novos serviços através da televisão, tais como operações bancárias (t-banking), aprendizado à distância (t-learning) e comércio eletrônico (t-commerce).

Sob a supervisão de Christian Miziara, coordenador de projetos do CTIC, o Recepção com Diversidade e Antenas Inteligentes pretende melhorar a cobertura do canal de TV digital em localidades com baixo nível de sinal ou que possuem obstáculos geográficos que impedem a recepção (regiões de sombra).

Já o SoC-SBTVD – Sistema em Chip visa simplificar o projeto dos terminais de acesso por meio da integração dos principais módulos do receptor de TV Digital em uma única pastilha de silício.

Christian também mostrou as linhas gerais do STB-Scan, que tem como objetivo criar uma ferramenta de coleta de dados, para análise e monitoramento remoto de sinais digitais, a ser introduzida nos terminais de acesso.

Por fim, os dois apresentadores concluíram a exposição convidando a todos para acessarem a chamada de projetos do CTIC, que até o dia 28/2 receberá propostas em tecnologia e soluções para suporte a conteúdos da TV Digital brasileira. Saiba mais em: www.rnp.br/noticias.

[RNP, 02.02.2010]

Consulta em noticias