RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RUTE e parceria com o MinC são apresentados como projetos de destaque da RNP

Diretor de Serviços e Soluções expõe a evolução das duas iniciativas no 11º WRNP


A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e a parceria da RNP com o Ministério da Cultura (MinC) foram os temas de destaque da apresentação dos projetos em que a RNP está envolvida, realizada pelo diretor de Serviços e Soluções, Jose Luiz Ribeiro Filho, no dia 25/5, no 11º Workshop RNP (WRNP).

Iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sob a coordenação da RNP, a RUTE visa a apoiar o aprimoramento da infraestrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes. Na primeira fase do projeto, 19 instituições tiveram seus núcleos de telemedicina e telessaúde melhor equipados e conectados à rede acadêmica, a rede Ipê. Entre os benefícios desta conexão ressaltam-se a possibilidade de diagnóstico a distância, segunda opinião formativa e capacitação.

“A partir daí, iniciamos uma segunda fase do projeto, buscando integrar todos os hospitais universitários públicos do país. E, agora, na terceira fase, vamos incluir os hospitais-escola, que se beneficiarão de uma interação mais direta com os grupos estabelecidos na primeira e na segunda fase do projeto Rute”, explicou Jose Luiz.

RNP e cultura

O projeto-piloto MinC/RNP representa a ampliação da atuação da RNP e “um universo de oportunidades de cooperação que se abre entre o ministério e a nossa comunidade”, de acordo com o diretor de Serviços e Soluções.

O objetivo da parceria RNP/MinC é fomentar o uso inovador de redes avançadas na produção e distribuição de conteúdos culturais através da infraestrutura da rede acadêmica brasileira. Estão previstas as conexões de 11 instituições vinculadas ao MinC às redes metropolitanas do eixo Rio-São Paulo, além da ampliação do serviço de vídeo digital da RNP para este ministério.

Assim, qualifica-se a presença das instituições culturais na rede mundial de computadores, ampliando, sobretudo, a circulação de acervos de significativa relevância para a vida cultural do país.

“É o início de uma parceria, que demonstra que tem outros aspectos a serem explorados pela RNP”, esclareceu o diretor.

As redes metropolitanas e sua ampliação

O diretor adjunto de Gestão de Soluções, Gorgonio Araújo, mostrou os resultados de outro projeto em expansão: as Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), que hoje interconectam mais de 160 instituições.

Coordenada pela RNP, a iniciativa do MCT visa promover a implantação de redes metropolitanas comunitárias em 26 cidades e no Distrito Federal, que abrigam Pontos de Presença (PoPs) da RNP.

Segundo Gorgonio Araújo, o Redecomep foi concebido para solucionar o problema de conexão na última milha, ou seja, a ligação entre as instituições de ensino e pesquisa do país e os Pontos de Presença. “O papel da Redecomep e sua atuação são uma questão que depende das características, visão e necessidades de cada região metropolitana. Cabe aos comitês gestores das redes encontrarem a solução adequada para o custeio e sustentabilidade, de modo a garantir vida longa às redes”.

Reconhecimento internacional do PTTMetro

As ações do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do seu braço executor, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), também foram abordadas na manhã de palestras. O diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br, Milton Kaoru Kashiwakura, exibiu as políticas estratégicas dos pontos de troca de tráfego (PTT), uma infraestrutura que permite a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compõem a internet.

Ele destacou o reconhecimento internacional do PTTMetro, projeto do CGI.br que interliga a área metropolitana de pontos de interconexão de redes (PIXes), comerciais e acadêmicos, do país. “O PTTMetro teve crescimento de troca de tráfego de 104% entre 2008 e 2009. Foi o maior crescimento do mundo”. Milton Kashiwakura informou que o CGI.br conta com o apoio da RNP para estimular a troca de tráfego no Brasil. “Pretendemos dobrar a quantidade de PTTMetro e contamos com a parceria da RNP, pois é importante ter uma organização neutra nos auxiliando neste processo”.

Acordo entre a RNP e o NIC.br

O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, concluiu a sessão de debates com a formalização do acordo de cooperação técnica entre a RNP e o NIC.br. Nelson e Kashiwakura assinaram o documento que estreita, ainda mais, a relação de apoio mútuo entre as duas instituições.

O pacto de cooperação técnica e científica prevê a realização conjunta de atividades de pesquisa e desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, utilização de instalações e equipamentos, transmissão de conhecimentos científicos e de tecnologias, assim como outras atividades de interesse das duas organizações.

[RNP, 26.05.2010]

Consulta em noticias