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Último bate-papo do SCI apresenta o portfólio de serviços da RNP

Novos serviços e telepresença também foram detalhados


No último bate-papo do 16º Seminário de Capacitação e Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (SCI/RNP), que aconteceu nesta quinta-feira, dia 21/10, foram apresentados a versão atualizada do Catálogo e os novos serviços da RNP, que são a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e a Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEDU). Também foi tema da palestra o projeto de implantação de salas de telepresença na Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e a modelagem do novo serviço.

O diretor adjunto de Gestão de Serviços da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes, explicou que os novos serviços representam o estabelecimento de um processo de maior integração entre a Diretoria de Adjunta de Serviços (DAGSer) e a Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), visto que, antes de serem modelados e formatados como serviços, CAFe e ICPEDU passaram pelas fases de desenvolvimento nos Grupos de Trabalho (GT) sob a responsabilidade da última.

Além disso, Antônio expôs como a gestão do portfólio se relaciona com a missão da RNP, de promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil. Entre os objetivos estratégicos da organização, está a garantia do desenvolvimento e evolução contínua de serviços e aplicações, o que é uma proposta central da DAGSer, que gerencia estrategicamente seu portfólio, promovendo melhorias contínuas e criando novos serviços.

O Catálogo de Serviços da RNP

Em seguida, o gerente de Serviços, Leandro Guimarães, detalhou o Catálogo de Serviços sob responsabilidade da área, mostrando como são classificados os serviços. Conferência Web, Videoconferência e fone@RNP são agrupados na categoria “Comunicação e Colaboração”. Os dois primeiros possibilitam às instituições clientes uma economia de tempo com viagens e mais agilidade nas reuniões. O fone@RNP, o serviço de Voz sobre IP (VoIP) da RNP, também permite uma considerável economia de recursos, o que foi comprovado pela redução de 28% dos custos de ligações na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em “Disponibilização de Conteúdos Digitais”, estão a Transmissão de Sinal de TV, de Vídeo ao Vivo e o Vídeo sob Demanda, que se beneficiam da Rede de Vídeo Digital (RVD) da RNP, uma estrutura de equipamentos chamados de refletores, distribuídos pela rede acadêmica nacional, a rede Ipê.

Leandro também falou sobre o Internet Data Center (IDC), classificado como serviço de “Hospedagem Estratégica”, que armazena equipamentos e servidores de clientes especiais dos segmentos de educação, saúde, pesquisa e cultura, com o provimento de uma estrutura de segurança, física e lógica. Ele destacou que este ano o IDC passou por uma manobra planejada para ampliação da carga disponibilizada, evitando o desperdício de energia em equipamentos transformadores.

Outro serviço que passou por um aumento na capacidade foi o Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX), categorizado como “Suporte à Rede Acadêmica”. Hoje, fazem parte do FIX as redes da RNP, Senado Federal (Prodasen), Serpro, Departamento de Polícia Federal, Intelig, GVT, Brasil Telecom (Oi), Dataprev, NET e NIC.br.

Salas de telepresença

Na mesma rodada de bate-papo, o gerente de Projetos DAGSer, Hélder Vitorino, tratou da evolução natural dos serviços de videoconferência: a telepresença. A RNP já está desenvolvendo um projeto nesta área, que prevê a instalação de seis salas de telepresença na Rute e na RNP, em 2011, e a criação de um novo serviço. “A ideia é fazer o uso compartilhado dessas salas, otimizando a utilização dos equipamentos através de agendamentos prévios”, afirmou.

O projeto auxiliará a gestão da Rute, fortalecerá a prática de teleconsulta, facilitará a segunda opinião médica e a pesquisa colaborativa. Para participar deste, a instituição deverá ser membro ativo da Rute, participando deste projeto desde a fase um, ter sala para colocar os equipamentos, estar conectado à rede Ipê, ter apoio do gestor local e designar uma equipe técnica para fazer o treinamento e, posteriormente, a gestão da ferramenta.

Novos serviços

O gerente de Serviços, Jean Carlo Faustino, falou sobre os novos serviços, que entraram no Catálogo de Serviços da RNP a partir do segundo semestre: ICPEDU e CAFe. Os dois baseiam-se em relações de confiança e encaixam-se na classificação “Gestão de Identidade”.

Composta por instituições de ensino e pesquisa brasileiras, a ICPEDU permite a criação de certificados digitais e chaves de segurança, aplicados em autenticação, assinatura digital e sigilo. Também atendendo às universidades e centros de pesquisa, a CAFe é uma federação que possibilita que cada usuário mantenha todas as suas informações na instituição de origem, podendo acessar serviços web oferecidos pelas instituições que participam da mesma por meio de um login único, recurso conhecido como single sign-on (SSO).

Por fim, foram realizadas demonstrações para ilustrar as duas modalidades de entrada na CAFe, como provedor de identidade ou de serviço. A primeira foi apresentada pelo analista de infraestrutura de TI do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Marcio de Jesus, que mostrou a nova ferramenta de consulta de material científico e esclareceu como a Capes provê acesso às instituições através do login único da Federação.

O especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação, Alex Galhano, Robertson, finalizou os debates exemplificando como a Microsoft disponibiliza, gratuitamente, às instituições da CAFe, serviços que possibilitam o desenvolvimento de aplicações em cima de sua plataforma.

[RNP, 22.10.2010]

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