RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Instituto de Neurologia da UFRJ inaugura sala de telemedicina

Estrutura permitirá difusão do conhecimento gerado na instituição


O Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugura nesta sexta-feira (20/5), às 10h, seu núcleo de telemedicina e telessaúde, o 50º a entrar em operação pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Localizada no Campus da Praia Vermelha, no Rio, a sala de videoconferência permitirá o intercâmbio de informações, em tempo real, do Instituto com hospitais universitários do Brasil e do exterior.

A cerimônia de inauguração oficial ocorre na sala anexa ao Pavilhão Austregésilo – Térreo, na Avenida Venceslau Brás, em Botafogo. Participarão da cerimônia membros da comunidade acadêmica, assim como autoridades da área da saúde, remota e presencialmente. O início oficial da operação do núcleo será celebrado com a videoconferência “Contribuição da correlação neuroradiológica e neuropatológica para o diagnóstico das neoplasias do sistema nervoso central”, que será conduzida pela neuropatologista Leila Chimelli e pelo radiologista Luiz Alberto Moreira de Souza, ambos do INDC.

De acordo com o diretor do INDC, o neurocirurgião José Luiz de Sá Cavalcanti, a instalação do núcleo Rute contribuirá para a difusão e troca de informações relevantes entre pesquisadores. “Trata-se de uma oportunidade para divulgar os programas desenvolvidos no INDC relacionados à doença do neurônio motor, doenças musculares, neorologia cognitiva, Doença de Parkinson e fonoaudiologia e reabilitação”, afirma. Ele acrescenta, ainda, que há interesse de estreitar laços com os pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), que desenvolvem estudos a respeito de patologias do nervo periférico.

Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). Coordenada pela RNP, a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

[RNP, 19.05.2011]

Consulta em noticias