RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Autoridades e profissionais da Cultura celebram a realização do CineGrid no Brasil

Pela primeira vez, o evento foi realizado na América Latina


Pesquisadores, produtores, exibidores e formuladores de políticas públicas da área audiovisual puderam trocar ideias e compartilhar conhecimento sobre mídias de alta resolução no CineGrid@Rio, que aconteceu ontem, dia 15/9, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

Promovido pela RNP e realizado pela primeira vez na América Latina, o evento estimula o uso de redes de computadores conectadas a centros científicos, salas de cinema e planetários de ultradefinição com velocidades até cem mil vezes mais rápidas do que as conexões comuns de 1 Mbps.

Na abertura do evento, a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Ana Paula Santana, revelou que o ministério está trabalhando com a RNP para desenvolver um piloto, com quatro universidades, para transmitir filmes 4K, resolução equivalente a quatro vezes a Full HD, para os cinemas universitários.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stanton, explicou que o objetivo é levar tecnologia digital para esses cinemas e garantiu que “projetos como esse florescerão nos próximos anos”.

Na ocasião, outras autoridades da Cultura celebraram a realização do CineGrid no país. O co-fundador do CineGrid, Lauren Herr, disse-se honrado por estar no Brasil, promovendo, através da comunidade CineGrid, o uso de novas aplicações e ferramentas audiovisuais de alta qualidade.

A superintendente do Audiovisual do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Julia Levy, ficou feliz por um evento de tecnologia estar sendo sediado em um lugar que tanto transformou a arte. “Temos fomentado e realizado programas para trabalhar a inovação no estado, que tem essa característica de criatividade e inovação”.

Já o curador da Cinemateca do MAM, Gilberto Santeiro, afirmou que o local “estará sempre aberto a essa parceria fundamental ao cinema e ao país”.

[RNP, 16.09.2011]

Consulta em noticias