RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP barra navegação de usuários da Originet


Infonews

André Bueno

04.09.1998


A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), backbone de Internet que dá acesso a todos os centros de pesquisa e universidades do país, emitiu um comunicado requerendo que todos os administradores de sistemas bloqueiem o acesso de usuários do provedor Originet aos seus sites e serviços de FTP. A decisão é represália por ataques de hackers conectados à Originet a servidores da RNP.

O comunicado da RNP, emitido pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) na quinta-feira, dia 3, pede a filtragem de "qualquer conexão das redes 200.245.170.0 e 200.245.299.0 [endereços de servidores da Originet] exceto para e-mail", informa o coordenador do núcleo de apoio da RNP em Brasília, Nelson Simões.

"O comunicado inclui logs [registros de conexões] de usuários da Originet que mostram a tentativa de rodar programas PHF nos servidores de Web", conta Simões. "também há logs scans (varreduras) realizadas por usuários desse provedor em vários servidores da RNP, em busca de furos de segurança."

Segundo Simões, o resultado do bloqueio à Originet é que os usuários desse provedor não poderão realizar conexões de tipo http (para leitura de páginas Web), ftp (download e upload e programas) ou telnet nos servidores da área acadêmica. "A RNP só não bloqueará a recepção de e-mails dos usuários da Originet", disse Simões.

Na Originet, a supervisora de suporte ao usuário da empresa, Márcia Maroni, informa que a empresa já entrou em contato com a RNP para acabar com o bloqueio, que segundo ela deverá ser encerrado em breve

A Originet, além de reclamações de ataques de hackers, também tem recebido queixas de envio de spams (mensagens com propaganda) de seus usuários. "Nossa primeira providência é suspender a senha de acesso do usuário, antes mesmo de entrarmos em contato para entender o que vem acontecendo e explicar o que é conduta aceitável ou não de um usuário da Internet", afirmou a supervisora. "Quando o contato telefônico não resolve e ocorre a reincidência, encaminhamos o caso ao nosso departamento jurídico para providência".

fonte: http://www2.uol.com.br/info/infonews/index.shl

Consulta em noticias