RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Teleporto temático já é uma realidade em Pernambuco


Diário de Pernambuco

07.09.1998


Desde o último dia 12, o acesso à Internet aqui no estado está mais rápido. Pelo menos para os usuários dos provedores que participam do Teleporto Temático. Trata-se da união entre provedores pernambucanos, que passam a compartilhar a mesma estrutura física de conexão com os backbones da RNP e Embratel.

A iniciativa permite que os custos com as linhas dedicadas sejam rateados, melhorando a qualidade dos serviços prestados. Para o usuário, a vantagem é o aumento da velocidade de conexão.

Segundo Aísa Pereira, diretora da Cyberland, um dos provedores-fundadores do teleporto, as tarifas praticadas pela Telpe são muito altas, o que dificulta o trabalho dos provedores. "Com essa união, os custos são divididos e, conseqüentemente, o serviço oferecido melhora", diz.

Aísa alerta para o fato de que o custo de uma linha de 28Kbps no Recife é mais alto do que o de uma linha de 2 Mbps em qualquer cidade dos Estados Unidos. "Enquanto os provedores recifenses provêm acesso aos seus clientes com um preço equivalentea 1,5 da tarifa cobrada pelos norte-americanos, a concessionária local de telecomunicações cobra aos provedores o equivalente a vinte vezes o cobrado nos Estados Unidos", compara.

Com o teleporto, todos os provedores têm linhas de conexão que os ligam à Central da Boa Vista da Telpe e de lá seguem para o Itep numa fibra ótica de 2MB. Chegado ao Itep, são conectados à RNP a 2 MB e à Embratel a 512 Kb. "Assim, é possível competir no mercado com valor agregado, cabendo as empresas promover atividades comerciais através de serviços diferenciados", explica Aísa.

Por enquanto, participam do teleporto três provedores (Cyberland, NLink e Torricelli) mas a idéia é que mais empresas participem do teleporto.

fonte: http://www.dpnet.com.br/

Consulta em noticias