RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede ATM é apresentada na UFPE


Diário de Pernambuco

16.09.1998


A Rede Metropolitana de Alta Velocidade está prestes a se tornar realidade. Ontem à tarde, representantes das empresas envolvidas no projeto que vai trazer a Internet 2 para o estado estiveram reunidos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para discutir o lançamento da Rede ATM.

O projeto foi aprovado pelo CNPq e pela FACEPE, que vão financiar o desenvolvimento de uma rede de alta velocidade capaz de transmitir dados a 155 Mbps, para aplicações acadêmicas e comerciais. A rede interligará, inicialmente, o Departamento de Informática da UFPE, o Hospital das Clínicas, a Telpe, a Emprel, a Universidade Católica de Pernambuco e o Hospital Português.

Com a aprovação do projeto, o CNPq se comprometeu em disponibilizar recursos da ordem de R$ 518.360,00 para o desenvolvimento da Rede Metropolitana de Alta Velocidade, enquanto a FACEPE entrará com R$ 115.000,00 para a viabilização da idéia. Além disso, um equipamento que envolve computadores ATM e Eternet, servidores Unix e PCs Pentium deve está chegandoaté novembro.

O objetivo da reunião de ontem foi apresentar a Rede Recife ATM e suas aplicações, além de detalhar os experimentos que serão desenvolvidos nas áreas de Operação e Gerenciamento de redes, Educação à distância, Telemedicina e Geoprocessamento. Também foram discutidos os possíveis perfis dos 30 bolsistas que irão colaborar com as pesquisas.

Outra novidade foi a presença de representantes da Companhia de Hidrelétrica do Vale do São Francisco (CHESF), que vem se mostrando interessada em participar da Rede Recife ATM. "Não temos nenhuma objeção à entrada da CHESF, até porque o proposta inicial previa a admissão de novas parcerias", adiantou o coordenador do projeto, José Augusto Suruagy.

Início

A idéia do projeto intitulado Rede Recife ATM - Rede Metropolitana de Alta Velocidade a Serviço do Cidadão surgiu em 93, quando um grupo de pesquisadores do Departamento de Informática concebeu a criação de uma rede que operasse com maor rapidez na transmissão de dados. Em dezembro de 97, o projeto foifinalmente apresentado à Rede Nacional de Pesquisas (RNP), numa tentativa de captar recursos.

Agora, com a aprovação da Rede Recife ATM pelo CNPq e FACEPE, a idéia vai se tornar real e proporcionar benefícios a partir de pesquisas e experimentos. "Essa reunião serviu para marcarmos a largada dos trabalhos. Alguns ajustes com relação ao projeto inicial ainda serão definidos nessa fase de concretização da idéia", informou o professor Suruagy.

fonte: http://www.dpnet.com.br/

Consulta em noticias