RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Do Amazonas para o mundo. Via "backbone pernambucano da RNP"


Jornal do Comércio

10.02.1999


Amazonas e Pernambuco. Os dois estados estão ligados via Internet na conexão mais distante já estabelecida pela Rede no país. O backbone da Rede Nacional de Pesquisa em Pernambuco, instalado na Instituto Tecnológico do Estado, detém, desde o mês passado, o ponto de presença da Rede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, na cidade amazonense de Tefé. Entre os dois pontos, uma distância de 3.308 quilômetros quando se traça uma linha reta.

A ligação de Tefé com o backbone pernambucano é realizada através de satélite, num link com velocidade de 64 Kbps. É do Recife que seguem as conexões do Tefé para o Pontos de Presença centrais que existem no país, em Brasília e no Rio de Janeiro. Técnico responsável pelo Pop-Tefé, Alison Lopes acredita que a escolha de Pernambuco, e não Manaus, como ponto de saída para Brasília e Rio se deve à velocidade do link. "No Recife, a velocidade é de 2 Mbps, enquanto em Manaus é apenas 64 Kbps", afirma.

Para o coordenador do Pop-PE, Paulo Lyra, a vinda das conexões de Tefé para Pernambuco vem respaldar a boa estrutura do Itep. "Somos o único Pop centralizador no Nordeste", afirma. Atualmente, além de 12 pontos no Estado, o backbone também cuida dos Pop's da RNP em Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte. De acordo com Lyra, o Itep tem condições de atender ainda mais internautas - hoje a demanda utiliza apenas cinco dos quase 20 servidores lá instalados.

fonte: http://www.uol.com.br/JC/

Consulta em noticias