RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Cirurgia é transmitida pela Internet 2

Imagens de cateterismo feito em Uberlândia são enviadas a Ribeirão Preto com uma taxa de até 155 Mbps


IDG Now!

Jô Elias

30.08.1999


A primeira transmissão de uma cirurgia ao vivo na Internet 2 brasileira acabou de acontecer. Os cirurgiões Eduardo Sousa e Eduardo Botelho realizaram um cateterismo em um paciente no Instituto do Coração de Uberlândia (MG) e as imagens foram transmitidas por fibra óptica para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. A cirurgia terminou às 12h e o paciente estava bem.

O link é da Engeredes, empresa que tem participação do grupo Algar, e permitiu o envio das imagens com uma taxa de até 155 Mbps. A fibra tem capacidade, atualmente, de transmitir 2,5 gigabits por segundo.

Além das cenas do cateterismo - procedimento médico em que um cateter é introduzido na veia ou artéria do paciente para mostrar em que pontos há obstrução -, a videoconferência enviava também imagens dos médicos realizando a operação.

O anel da Engeredes conecta Brasília a São Paulo, com ramificações em 35 cidades, entre elas Uberlândia. Estará em operação comercial a partir de setembro, além de suportar as aplicações de telemedicina em faixa larga, em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

fonte: http://www.uol.com.br/idgnow/

Consulta em noticias