RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

A rede Saci a serviço dos deficientes visuais

O portal, que entrou no ar em dezembro, quer ser um ponto de referência, na Web sobre o tema. Já a Prodam ministra, gratuitamente, cursos para quem tem problemas de visão


Jornal da Tarde

27.04.2000


Ser uma rede nacional de comunicação e disseminação de informações na área de deficiência, oferecendo aos cegos programas para navegação na Internet, base de dados com textos e livros de interesse da comunidade, até notícias, banco de currículos e classificados de empregos. Essa é a proposta da Rede Saci - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação, portal que entrou no ar em dezembro e que pode ser acessado em www.saci.org.br.

De acordo com Cristina Guarnieri, coordenadora da rede, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, nos países em desenvolvimento, o porcentual de deficientes é de 10% a 15% da população. "Assim, podemos afirmar que entre 16 milhões e 24 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Somando familiares, amigos e profissionais da área, a temática interessa e envolve aproximadamente um terço da população total", calcula.

Parceria

Ela explica que a Rede Saci está sendo desenvolvida por meio de parcerias entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e a organização não-governamental Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas. "Estamos com patrocínio da Fundação Telefônica e da Fundação Vitae e também contamos com apoio da Agência Estado e Abranet", conta.

Ao acessar a página, o internauta pode baixar de graça o Kit Saci, com programas para leitura de tela e editor de textos em português da família DOSVOX, voltados para deficientes visuais e desenvolvido pela UFRJ. "O usuário acessa bibliotecas, textos, sistema de busca de sites que abordam a temática da deficiência, banco de currículos, classificados de empregos e uma rede de venda e troca de produtos para eles", comenta Cristina.

Cursos especializados

Deficientes visuais que queiram aprender informática podem recorrer a cursos especializados. O Centro de Treinamento da Prodam, da Prefeitura de São Paulo, oferece treinamento gratuito em Windows 95 e MS Word (processador de texto). "O curso é de segunda a sexta-feira, na manhã, tarde e noite", informa a instrutora Nilde Silva.

Há apenas uma sala e são nove alunos por turma. "Na primeira semana, eles aprendem a operar o teclado. Depois, há o curso de 30 horas sobre Windows 95 e mais 30 horas do Word", explica Nilde. O programa usado é o Virtual Vision, da Micropower (www.micropower.com.br), o mesmo usado pelo Internet Banking do Bradesco (ver matéria ao lado). Os interessados podem se inscrever pelo endereço www.prodam.sp.gov.acess/treinam.htm ou ligar para (0xx11) 5080-9426/9427 e aguardar o chamado na fila de espera.

fonte: http://www.jt.estadao.com.br/suplementos/info/2000/04/27/info021.html

Consulta em noticias