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RNP na Mídia 
 

Relatório faz elogios ao Brasil


Folha de São Paulo

23.06.2000


O relatório da ONU elogia iniciativas para a difusão da Internet no Brasil, que inclui na lista de países com "progressos notáveis".

O estudo destaca a criação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) em 1989, "com o intuito de planejar e coordenar a difusão da rede em instituições acadêmicas". Assim como nos EUA, a Internet no Brasil começou como iniciativa do poder público.

O backbone (principais estruturas físicas da rede ou grandes sistemas materiais de comunicação da Internet) da RNP foi o primeiro a ser ativado comercialmente no país. Em 1995, de acordo com o levantamento da ONU, quase todas as universidades e centros de pesquisa do Brasil estavam interconectados, oferecendo seus serviços a 150 mil usuários. Em cinco anos, o número de pessoas que utilizam a Internet ultrapassou 7 milhões. Atualmente, há cerca de 200 mil servidores no país.

A pesquisa afirma que 8 de cada 10 brasileiros fizeram sua declaração de Imposto de Renda, neste ano, pela rede. O relatório faz elogios ainda ao programa voltado para a sociedade da informação, lançado no final do ano passado sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia, com um orçamento de US$ 1,7 bilhão para o período 2000-2003. Projetos atuais como a interconexão de todas as bibliotecas públicas e a criação de centros comunitários de acesso à Internet também foram enaltecidos.

O estudo considera um "grande passo" a recomendação de padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a rede pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, que define como suas atribuições principais o fomento ao desenvolvimento de serviços via Internet no país e a coordenação da atribuição de endereços na Internet, do registro de nomes de domínios e da interconexão de espinhas dorsais (backbones).

Levantamento do Ibope

A mais extensa pesquisa realizada no país sobre a rede, a 7ª Internet Pop, do Ibope, indica que a Internet voltou a crescer em ritmo lento no país, após a explosão verificada no início do ano, com a oferta de acesso grátis.

O estudo, realizado entre 15 e 28 de maio com 15 mil pessoas, mostra uma grande concentração de internautas -4,8 milhões- nas nove principais regiões metropolitanas do país. Entre fevereiro e maio, o número de internautas cresceu de 12% para 13% da população das regiões pesquisadas, onde vivem cerca de 38 milhões de pessoas.

No período de dezembro a fevereiro, o instituto havia constatado a chegada de 1,2 milhão de internautas ao mercado brasileiro.

Outro dado da pesquisa deve entristecer investidores das empresas de Internet, pois revela o fraco desempenho do comércio eletrônico no Brasil. Apenas 14% dos internautas entrevistados disseram ter feito compras pela rede.

fonte: http://www.uol.com.br/fsp/

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