| Comdex: primeiros passos em 1967TCInet Regina Moura 17.08.2000 A Comdex se posiciona como um evento corporativo, com produtos e serviços dirigidos a influenciadores e tomadores de decisão de companhias nacionais e internacionais. E esse caráter empresarial tem total fundamento se conhecermos um pouco do que foi o embrião da feira. O extinto Congresso Nacional de Processamento de Dados, idealizado pela Sucesu, debutou em 1967, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Na época, microcomputadores e o uso pessoal da informática eram sonhos bem distantes da realidade brasileira. Com foco em processamento de dados, a Sucesu acontecia em dois mercados - Rio e São Paulo. Em anos pares, na Cidade Maravilhosa, e nos ímpares, na capital paulista. Com o advento da microinformática, em meados de 1990, São Paulo se transformou na sede única e oficial do evento. Foi nesse período que a Sucesu decidiu ampliar a feira e congresso de informática selando uma parceria com a Comdex (Computer Distribution Exhibition) americana. Ou seja, desde sua origem, a Comdex Brasil seguiu o mesmo caminho da "feira-mãe" e definiu o seu público-alvo primário: os distribuidores. "Quem expõe são os fabricantes e as revendas, o distribuidor vai à feira examinar as novidades para selar parcerias", diz Wilson Lazzarini, presidente da Sucesu. A 1a Comdex Brasil, então, aconteceu em 1992, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, marcada pelo início da febre das redes (superservidores, workstations, segurança de redes, etc) e também dos microcomputadores. Em 1994, a feira começou a falar de Internet e, já em 1996, a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) realizou dentro da Comdex a Internet Experience, evento para apresentar os primeiros passos da World Wide Web no mercado brasileiro. Em 1998, a exposição e o congresso voltaram os olhos para o comércio eletrônico e, agora no ano 2000, o alvo, já mirado na última Fenasoft, é a convergência de tecnologias.
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