RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Uma Internet de alta velocidade

Um dos destaques da Comdex este ano é a Internet 2, uma rede de alto desempenho voltada para os setores acadêmico e de pesquisas


Jornal da Tarde

C.O.

17.08.2000


Os visitantes da Comdex vão poder conferir, ao vivo, o que há de mais avançado em rede de comunicação. Uma das grandes atrações do evento será a Internet 2 Experience. Está sendo montado no Anhembi um backbone com velocidade de 1 gigabits por segundo (Gbps), que interligará salas de palestras, congresso e estandes na feira à
Internet 2.

"Trata-se de um grande showcase, com a participação de diversos fornecedores. A tecnologia é Gigabits Ethernet, com uso de fibra óptica, e está sendo integrado pela Escola Politécnica da USP, que idealizou o projeto. Essa rede estará conectada ao backbone da RNP", comenta Moacyr Martucci, coordenador da Comdex.

Para quem ainda não ouviu falar, a Internet 2 é um projeto que nasceu nos Estados Unidos voltado para o desenvolvimento de tecnologias e aplicações avançadas de redes Internet para as comunidades acadêmica e de pesquisa. No Brasil, a RNP - Rede Nacional de Pesquisa - está construindo um backbone de alto desempenho, chamado RNP 2. A velocidade hoje atinge 155 Mbps, com previsão de se chegar a 2 Gbps.

Entre as aplicações que serão beneficiadas pela nova tecnologia está a Telemedicina. "Haverá um link com o Instituto do Coração (Incor), do Hospital da Clínicas. Não serão transmitidas cirurgias, somente diagnósticos a distância e demonstração de prontuários eletrônicos."

Na área de educação, além da tradicional possibilidade de videoconferência, haverá demonstração de vídeo sob demanda (on demand). O sistema permite que o aluno ou professor solicite de um servidor um vídeo para ser apresentado em aula.

Estavam previstas demonstrações de call center para redes de alta velocidade e tevê de alta definição (HDTV) pela Internet 2, mas foram canceladas por problemas técnicos, informa Martucci.

fonte: http://www.jt.com.br/suplementos/info/2000/08/17/info018.html

Consulta em noticias