| Aplicações da Internet IIJornal da UFRJ 01.05.2000 Não há uma linha de trabalho única e pré-determinada que oriente as pesquisas das novas possibilidades de aplicações que estão sendo desenvolvidas na Internet 2. Ainda há muito a ser pesquisado sobre a necessidade dos usuários e o potencial das tecnologias para redes de alto desempenho. De uma forma geral, não se conhece ainda o limite do que é tecnicamente possível. Entretanto, pode-se dizer que o foco principal da Internet 2 reside no desenvolvimento de aplicações avançadas com uso intensivo de tecnologias multimídia em tempo real. Demonstrações dos novos potenciais da Internet 2 vêm sendo apresentadas em vários eventos e workshops promovidos com o intuito de sensibilizar não só a comunidade acadêmica, como também diversos setores da indústria e até mesmo o governo. Nos principais países do mundo, as linhas de ação já estão bastante definidas. Nos Estados Unidos, são quatro as principais linhas de pesquisa da Internet 2: 1. Educação a distância, que visa gerar uma grande rede de instituições de ensino onde o usuário terá um vasto leque de opções de formação via Internet; 2. Bibliotecas digitais, com intenção de constituir uma grande rede de bibliotecas virtuais, incluindo dados em forma de texto, imagens e sons; 3. Teleimersão, para promover atividades em conjunto ao redor do mundo através da rede; 4. Laboratórios coletivos, para que se possa trabalhar em pesquisa com estruturas complementares de outras instituições, utilizando equipamentos à distância. Já na Comunidade Européia, recentemente foi apresentado um plano de ação para acompanhar o ritmo da era da Internet. O cronograma que os países europeus pretendem cumprir é o seguinte: ainda em 2000: aprovar legislação sobre comércio eletrônico, regulamentar investimentos financeiros para empresas inovadoras e fixar medidas para fomentar o trânsito de estudantes, professores e pesquisadores dentro do continente. em 2001: todos os colégios devem ter acesso à rede e deve ser estabelecida uma rede de alta velocidade entre os centros de pesquisa (Internet 2). em 2002: espera-se que todos os professores sejam capazes de utilizar a Internet. em 2003: os principais serviços públicos deverão oferecer acesso eletrônico a seus usuários. em 2010: a meta é reduzir o número de jovens entre 18 e 24 anos sem estudos posteriores ao ensino secundário.
fonte: http://www.jornal.ufrj.br/HP4/capa3.html |