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RNP na Mídia 
 

Aplicações da Internet II


Jornal da UFRJ

01.05.2000


Não há uma linha de trabalho única e pré-determinada que oriente as pesquisas das novas possibilidades de aplicações que estão sendo desenvolvidas na Internet 2. Ainda há muito a ser pesquisado sobre a necessidade dos usuários e o potencial das tecnologias para redes de alto desempenho. De uma forma geral, não se conhece ainda o limite do que é tecnicamente possível. Entretanto, pode-se dizer que o foco principal da Internet 2 reside no desenvolvimento de aplicações avançadas com uso intensivo de tecnologias multimídia em tempo real.

Demonstrações dos novos potenciais da Internet 2 vêm sendo apresentadas em vários eventos e workshops promovidos com o intuito de sensibilizar não só a comunidade acadêmica, como também diversos setores da indústria e até mesmo o governo. Nos principais países do mundo, as linhas de ação já estão bastante definidas.

Nos Estados Unidos, são quatro as principais linhas de pesquisa da Internet 2:

1. Educação a distância, que visa gerar uma grande rede de instituições de ensino onde o usuário terá um vasto leque de opções de formação via Internet;

2. Bibliotecas digitais, com intenção de constituir uma grande rede de bibliotecas virtuais, incluindo dados em forma de texto, imagens e sons;

3. Teleimersão, para promover atividades em conjunto ao redor do mundo através da rede;

4. Laboratórios coletivos, para que se possa trabalhar em pesquisa com estruturas complementares de outras instituições, utilizando equipamentos à distância.

Já na Comunidade Européia, recentemente foi apresentado um plano de ação para acompanhar o ritmo da era da Internet. O cronograma que os países europeus pretendem cumprir é o seguinte:

• ainda em 2000: aprovar legislação sobre comércio eletrônico, regulamentar investimentos financeiros para empresas inovadoras e fixar medidas para fomentar o trânsito de estudantes, professores e pesquisadores dentro do continente.

• em 2001: todos os colégios devem ter acesso à rede e deve ser estabelecida uma rede de alta velocidade entre os centros de pesquisa (Internet 2).

• em 2002: espera-se que todos os professores sejam capazes de utilizar a Internet.

• em 2003: os principais serviços públicos deverão oferecer acesso eletrônico a seus usuários.

• em 2010: a meta é reduzir o número de jovens entre 18 e 24 anos sem estudos posteriores ao ensino secundário.

fonte: http://www.jornal.ufrj.br/HP4/capa3.html

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