RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Cinqüentão

O CNPq se prepara para comemorar 50 anos em pleno vigor


CNPq

04.04.2001


As comemorações iniciam-se no dia 17 de abril, às 18 horas, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, com pronunciamento do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, seguida por uma homenagem a todos os presidentes que já comandaram o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico, o CNPq. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, regida pelo Maestro Silvio Barbato, encerra o evento com execuções de clássicos da música erudita.

No mesmo dia e local, será inaugurada exposição que vai mostrar a evolução da Ciência no Brasil, nos últimos 50 anos. O público terá acesso pela primeira vez a documentos confidenciais que demonstram o papel fundamental que o CNPq teve no desenvolvimento da energia nuclear e na construção do primeiro acelerador de partículas do País, na década de 50. Até o final do ano, a exposição terá passado pelas principais capitais do país.

O CNPq tornou-se referência nacional em ciência e tecnologia, principalmente no fornecimento de bolsas de formação e pesquisa. Entretanto, o que poucos sabem que o órgão está presente nos principais estudos da atualidade, entre eles:

Genômica - Instalou a Rede Nacional de Genoma, em dezembro passado, para seqüenciar o DNA da bactéria Chromabacterium violaceum. Os resultados poderão ter impacto na fabricação de remédios para a Doença de Chagas e na produção de um plástico totalmente biodegradável . Uma curiosidade: é a primeira vez que este trabalho está sendo feito por 25 laboratórios simultaneamente em várias partes do País. Além disso, foi parceiro da FAPESP no seqüenciamento do DNA da bactéria Xylella fastidiosa, que colocou o Brasil no pódio mundial nesta área.

Tecnologia da Informação - Foi a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), do CNPq e do Ministério da Ciência e Tecnologia, que introduziu a tecnologia da Internet no Brasil em 1991. Atualmente, milhares de computadores em mais de 800 instituições e universidades estão interligados, formando uma rede de ensino e pesquisa online. É esta rede que vêm viabilizando e dando suporte no Brasil às novas aplicações da Internet 2.

Ecologia - Destacam-se o programa SHIFT, parceria com o Governo Alemão, que vêm criando resultados surpreendentes tanto na área de pesquisas como do desenvolvimento econômico em regiões alagadas da Amazônia Central. E os Programas de Longa Duração, os chamados PELDs, onde o CNPq é líder mundial. Em Brasília, os estudos da Reserva Ecológica do IBGE já são referência internacional, quando o assunto é cerrado.

Astrofísica - Principal financiador, com participação de 46% dos recursos, do telescópio SOAR, primeiro em terra, capaz de gerar imagens mais nítidas e com mais qualidade daquelas geradas pelo satélite americano Hubble. O aparelho está instalado no Chile e começa a operar em fase experimental no segundo semestre deste ano.

O CNPq é também é um dos financiadores do projeto Gemini, que vai instalar dois telescópios de 8,1 m de diâmetro. Um deles vai operar em Mauna Kea (Havaí) e outro em Cerro Pachon (Chile).

Esses são exemplos de estudos que têm contribuído para o progresso da Ciência, fazendo com que o Brasil seja líder absoluto na América Latina, sob todos os indicadores científicos, e esteja entre os maiores países em produção científica e tecnológica.

Mais informações:

Central de Atendimento
0800 619697
atendimento@cnpq.br

fonte: http://www.cnpq.br/noticias/noticia01_040401.htm

Consulta em noticias